I SEMINÁRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA BRASIL - MOÇAMBIQUE

Apresentação
O I Seminário de Ensino de Geografia Brasil - Moçambique nasceu do diálogo entre docentes das Universidades Federal de Alfenas - MG (Brasil) e de Rovuma (Moçambique). O evento será realizado de forma remota, por meio da plataforma google meet e consistirá em quatro horas de intercâmbio entre estudantes e professores das duas Instituições de Ensino Superior. Em uma hora e meia, estudantes da disciplina de Geografia da África [oferecido pelo curso de licenciatura em Geografia da UNIFAL] abordarão aspectos ambientais, socioculturais, econômicos e regionais do Brasil. Na hora e meia seguinte, será a vez dos estudantes de Moçambique efetuarem suas falas e, por fim, haverá mais uma hora para o debate.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Moçambique foi uma colônia Portuguesa por mais de quatro séculos, tendo conquistado sua independência em 1975. Durante esse período de exploração, os dirigentes portugueses mantiveram a população Moçambicana sem acesso aos estudos secundários e à universidade, legando ao país um grande atraso na escolarização de seus cidadãos. A Universidade de Rovuma é uma jovem Instituição de Ensino Superior, localizada no norte do país, que busca formar professores do ensino básico em uma região com baixos índices de desenvolvimento humano. Por outro lado, no Brasil, nossos alunos carecem de uma visão realista do continente Africano, muitas vezes carregada de estereótipos. Possibilitar a esses estudantes a oportunidade de aprenderem uns com os outros, permitirá uma ação bilateral entre países do Sul que falam a mesma língua mas que pouco se conhecem.

Beneficiário
Estudantes e professores da Universidade de Rovuma, polo de Lichinga, província de Niassa, estudantes do curso de licenciatura em Geografia da Unifal, estudantes do Ensino Básico no Brasil e em Moçambique.