27 DE JANEIRO: DIA INTERNACIONAL DE COMEMORAÇÃO DA LIBERTAÇÃO DE AUSCHWITZ – 76 ANOS

Apresentação
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazista exterminou milhões de prisioneiros, principalmente judeus, em suas câmaras de gás especificamente desenvolvidas para o assassinato em massa. Um dos maiores campos de concentração, responsável pelo mais alto número de mortes, foi o de Auschwitz – Birkenau, na Polônia. De acordo com a Enciclopédia do Holocausto, do United States Holocaust Memorial Museus (USHMM), apenas no complexo de Auschwitz (que contava com Birkenau, Monowitz e seus subcampos), de mais de 1,3 a 3,0 milhões de pessoas foram mortas, principalmente entre 1942 a 1945 (MUND, 2020, UNESCO, 2013). Há exatos 76 anos, acontecia o episódio que ficou conhecido como Libertação de Auschwitz, quando o Exército Vermelho entrou nos campos de concentração nazistas pela primeira vez, encontrando apenas sobreviventes gravemente feridos e doentes no local.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Este projeto pretende informar e levar a uma discussão histórica e científica sobre fatos que ocorreram na Segunda Grande Guerra Mundial, em específico, no Campo de Concentração de Auschwitz, Polônia. Gerar assim, conhecimento e formação de opinião que possam servir de instrumento para combater idéias negacionistas atuais, ou seja, “Fake News”, cujos própositos são utilizados para fins políticos e ideológicos. Conhecendo os fatos reais e verdadeiros, é possível que cada cidadão forme uma opinião mais sólida, fomente discussões e assim, teremos cidadãos éticos e com maior responsabilidade social.

Beneficiário
Comunidade Acadêmica do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas, campus Poços de Caldas, sociedade geral como um todo, professores e alunos secundaristas e pessoas interessadas pelo assunto, que é algo muito importante em nossos dias atuais.