LETRAS PARA TODOS

Apresentação
O projeto se insere na área de formação do profissional de Letras. Tem como público-alvo discentes dos cursos de Letras da Unifal-MG e demais profissionais e interessados na área de letras, linguística, literatura, cultura, arte e tecnologias. Estrutura-se em duas linhas: 1) Formação Básica; 2) Formação profissionalizante específica que se subdivide em: estudos linguísticos, estudos literários, produção acadêmica, editorial e legislativa consoante os objetivos do Projeto Pedagógico de Letras - Língua Portuguesa - bacharelado. São propostas ações (cursos, oficinas, minicursos, palestras e eventos assemelhados) vinculadas ou não a disciplinas do curso de graduação. Objetiva-se, dessa forma, criar espaços para o protagonismo de estudantes e da comunidade procurando estabelecer uma maior interação dialógica e a produção de conhecimentos.

Objetivos
- contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades no campo de formação de bacharéis em Língua Portuguesa e demais interessados na área: ➢ desenvolvimento das quatro competências básicas da comunicação (ler, escrever, ouvir e falar) em níveis considerados adequados ao ensino superior especializado em língua materna; ➢ domínio do uso da língua portuguesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos de todos os gêneros; ➢ reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico; ➢ visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional; ➢ preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho, e de maneira mais específica, pesquisadores, críticos literários, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, divulgadores de ciência, entre outras atividades; ➢ percepção de diferentes contextos interculturais; ➢ utilização dos recursos de informática; e ➢ atuação social responsável, ética e democrática no que tange ao trabalho com a língua materna, de forma especial, focada no combate ao preconceito linguístico e aos processos de silenciamento social. - contribuir para a formação do profissional de Letras e para a divulgação de cursos de Letras, habilitação português, no Sul de Minas Gerais.

Justificativa
O desenvolvimento de ações no interior desse projeto pode contribuir para: facultar ao profissional a ser formado opções de conhecimento e de atuação no mercado de trabalho; criar oportunidade para o desenvolvimento de habilidades necessárias para se atingir a competência desejada no desempenho profissional; dar prioridade à abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento da autonomia do aluno; e promover a articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão, além de articulação direta com a pós-graduação. Para tanto, diversidade, interculturalidade, interdisciplinaridade e flexibilidade são o norte para a organização didático-pedagógica deste projeto em linha com o PPC do Curso Letras - LP - Bacharelado. Pressupõe, portanto, que, para uma formação profissional, ética e humanista, o processo de construção do conhecimento se dá pela interação com o outro. Contudo, procura-se privilegiar o sujeito aprendente partindo do princípio de que cada um aprende de modos, tempos e ritmos diversos.

Beneficiário
Discentes de Cursos de Letras da Unifal-MG e de outras instituições, alunos e professores da rede pública e professores em formação inicial e em serviço, além de outros profissionais da área de Letras (pesquisadores, editores, revisores...)