ESSA COMUNIDADE É O BICHO - ADOTAR É LEGAU

Apresentação
Animais abandonados podem causar riscos à saúde pública, ataques a pessoas e outros animais, além de danos à propriedade. Existem várias abordagens possíveis para lidar com o problema, dentre elas, programas de castração, que são essenciais para controlar a reprodução; campanhas de adoção responsável, que conscientize sobre a importância de adotar ao invés de comprar, além de abrigos e cuidados temporários, importantes para fornecer um lugar seguro para os animais de rua. O projeto Essa comunidade é o Bicho - Adotar é legAU é uma parceria com o PROSAN (Programa de Saúde Animal) da Prefeitura Municipal de Alfenas que visa promover ações educativas para comunidade, sobretudo em locais como ESF e Feira Livre, levando em consideração as abordagens citadas anteriormente. O foco do projeto é capacitar e sensibilizar os estudantes e a população para ter uma visão mais humanizada em relação aos animais de rua/abandonados e impulsionar a adoção responsável.

Objetivos
- Promover maior acessibilidade aos programas de castração disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Alfenas - MG e PROSAN (Programa de Saúde Animal) - Incentivar à adoção de animais em situação de rua e educar para a problemática da compra de animais domésticos - Desmistificar o preconceito contra animais de rua, em especial os Sem Raça Definida – SRD (vira-latas) - Disseminar programas de identificação de animais (microchips) disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Alfenas – MG - Realizar um trabalho educativo nos EFS e na feira livre de Alfenas, abordando os temas citados acima, além de buscar iniciativas privadas para campanhas de mídia e iniciativas comunitárias para ajudar a promover uma cultura de respeito pelos animais - Estimular o cuidado com cães comunitários, amplamente distribuídos nos bairros e instituições públicas e privadas da cidade de Alfenas - MG

Justificativa
Atualmente o município de Alfenas – MG compreende centenas de animais em situação de vulnerabilidade, alocados em abrigos voluntários, canis, situação de rua, cães comunitários, hospital municipal veterinário, etc. Apesar da realidade e de esforços por parte da gestão pública municipal (como por exemplo o PROSAN – PROGRAMA DE SAÚDE ANIMAL), além de ONG’s e iniciativas da própria população, a grande problemática se encontra nos riscos à saúde pública, ataques a pessoas e outros animais, além de danos à propriedade e integridade física da população (como por exemplo, acidentes com automóveis e/ou atropelamento). Ademais, por se encontrarem em situação de vulnerabilidade, estes animais ficam propícios à doenças que são de importância médica para a população em geral, como por exemplo a Leishmaniose, doença parasitária em que o cão atua como reservatório da moléstia; a Raiva, doença infecciosa viral aguda transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordida e a Esporotricose, doença causada por um fungo que acomete animais e seres humanos. Já foi relatado informalmente a ocorrência de algumas dessas doenças na população alfenense, no entanto, um inquérito epidemiológico se faz desejável. Finalmente, o primeiro passo para lidar com este problema é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com estes animais de rua e por conseguinte sensibilizar para adoção responsável. Estabelecimentos como canil e hospital veterinário não devem ser o lar definitivo destes animais, pois os mesmos são dignos de um lar afetuoso. Ademais, os recursos públicos e privados não dão conta da manutenção e cuidado diante de tamanha abundância de animais abandonadas/de rua. Diante disso, justifica-se a implementação deste projeto.

Beneficiário
Animais de rua/canil População no geral