LISMU EXPLICA

Apresentação
LISMU EXPLICA é um projeto de extensão processual e contínuo proposto pela Liga Interdisciplinar da Saúde da Mulher (LISMU) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), de caráter educacional, social e científico, dentro de uma relação dialógica entre Universidade e Sociedade (resultados de mútuo interesse), que visa realizar, pelos membros da LISMU e voluntários, ações de orientação em saúde, através de postagens educativas, lives e eventos (serão anteriormente registrados como evento na PROEC, a fim de certificar os participantes) com profissionais da saúde e população em geral, além de educação em saúde em unidades de saúde, abordando diferentes temáticas referentes à Saúde da Mulher, ou seja, propõe uma abordagem interdisciplinar. Vale ressaltar que a liga é composta, além de suas coordenadoras, de discentes de graduação dos cursos enfermagem, medicina, biomedicina, nutrição, farmácia e fisioterapia.

Objetivos
Divulgar informações à sociedade e acadêmicos da UNIFAL-MG através do Instagram e Facebook, abordando temas relacionados à Saúde da Mulher, além de educação em saúde em unidades de saúde e em eventos. Ou seja, o projeto LISMU EXPLICA visa atuar na produção de informação em saúde, focado em temáticas relacionadas à Saúde da Mulher, de forma clara e objetiva para alcançar maior diversidade de público.

Justificativa
A educação em saúde sensibiliza as pessoas para as mudanças, as quais assumem a responsabilidade pela sua saúde, na utilização dos conhecimentos. Nos últimos 30 anos o Brasil avançou na melhoria da atenção à saúde da mulher (que neste contexto é a grande protagonista empoderada), avanço este fruto de esforços e iniciativas do governo, por meio do desenvolvimento de políticas e implementação de programas públicos (BRASIL, 2012, 2013); bem como da sociedade civil, por meio dos movimentos sociais. Observamos ainda alterações demográficas e epidemiológicas alterando os padrões de morte (feminização da velhice) e enfermidade (aumento das doenças crônico-degenerativas) das mulheres. Com a revolução tecnológica e, mais especificamente no ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19, a realidade social teve de se adequar. Isso se aplicou às atividades desenvolvidas pelas ligas acadêmicas, ou seja, ações que utilizassem meios tecnológicos e que garantissem o distanciamento social, momento em que surgiu a primeira proposta do projeto, o qual continua adequado, visto à realidade e busca desenvolver conhecimento, junto à sociedade, de maneira didática e dinâmica garantindo a promoção de educação em saúde para a população através do Instagram e Facebook, além de educação em saúde em unidades de saúde e em eventos. Ficou marcada essa importância não só em período pandêmico, devido às vastas informações não científicas disponíveis. Dado esse contexto pandêmico que passamos, os meios digitais, incluindo as redes sociais, se tornaram meios amplamente utilizados para produção e disseminação de conhecimento, atendendo à demanda social, sem que seja freado a divulgação de informações e a disseminação de novos aprendizados dado o acesso fácil da população às mídias sociais e a quantidade de informações não científicas que são lançadas na rede. Nosso projeto se enquadra nesse contexto social e possibilita que o conhecimento na área de Saúde da Mulher seja disseminado de forma consciente, acessível e científica.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e sociedade externa que se interessa pelo assunto.