DIPER: EM BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Apresentação
Projeto com a finalidade de implementar a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão com ações de educação em saúde, cuidado, navegação de pessoas e comunidade de pratica às pessoas com condição crônica com o objetivo de estimular o autocuidado, constituir suporte para a convivência com o adoecimento crônico, propiciar competência profissional, construir conhecimentos e contribuir para aquisição de competências do cuidador informal. Ações alinhadas à Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa e ao Objetivo 3 do Desenvolvimento Sustentável-Boa Saúde e Bem estar, com interface aos ODS 4 e 1o porque contribuem para o bem estar, redução de complicações e mortalidade. Ações fundamentadas nos princípios da integralidade, da Clínica Ampliada, do Autocuidado Apoiado e Navegação de pacientes, desenvolvidas por meio de oficinas, eventos e ações de educação e cuidado de forma híbrida em acompanhamento longitudinal domiciliar, centro de especialidades médicas e no centro de alta complexidade.

Objetivos
Analisar as dificuldades para a convivência com o adoecimento crônico; Acompanhar às pessoas com condições crônicas no âmbito domiciliar e ambulatorial; Levantar as necessidades de cuidado; Desenvolver ações de Navegação de pessoas com condição crônica e de comunidade de pratica; Construir e divulgar ações de educação em saúde sobre a doença, as complicações, o tratamento e os cuidados; Proporcionar orientações sobre os direitos do usuário do SUS com vistas ao empoderamento e a participação popular; Contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Contribuir para o aperfeiçoamento das atividades docente, discente e de pesquisadores participantes do projeto; Contribuir para a implementação da curricularização da extensão. Elaborar material didático-pedagógico; Construir e divulgar conhecimentos científicos.

Justificativa
Esse projeto foi implantado em 1991 e no decorrer destes anos vem desenvolvendo suas ações para e com as pessoas com condições crônicas e sua família, com vistas ao empoderamento e ao estímulo ao autocuidado. Isso porque tem contribuído para a melhor convivência com o adoecimento, melhor adesão ao tratamento, reabilitação das pessoas com feridas complexas, formação de recursos humanos com competência para lidar com as pessoas com cronicidade. A relevância e necessidade do projeto resulta da demanda da sociedade tendo em vista a alta prevalência das condições crônicas na população brasileira, as dificuldades de adesão ao tratamento, o que tem corroborado para os índices crescentes de incapacidades, aposentadorias precoces e de mortalidade em decorrência dos fatores que interferem na adesão ao tratamento e na convivência com a cronicidade. Constitui espaço para reflexão e conformação de competências profissionais para atuar com as pessoas com condições crônicas e para a produção e retroalimentação do conhecimento à sociedade. As ações do projeto têm resultado em desdobramentos como TCC, IC, dissertações e teses, tem contribuído para a implementação do cuidado inovador, a partir das melhores evidências, além do que os seus integrantes tem constituído importante suporte social à pessoa adoecida e aos seus familiares. Essas ações tem corroborado sobremaneira para o impacto social o que justifica a continuidades das ações do projeto. A proposta é o desenvolvimento do projeto em três eixos: Comunidades de prática, acompanhamento longitudinal de pessoas com condições crônicas e /ou feridas complexas, ações de educação em saúde por meio de ações presenciais e virtuais.

Beneficiário
Pessoas com idade superior a 18 anos com condições crônicas e/ou feridas complexas e seus familiares, discentes de graduação e de pós-graduação, docentes, comunidade acadêmica, sociedade e pesquisadores interessados na temática.