USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Apresentação
O projeto será desenvolvido pelo PET Farmácia, tendo como público alvo, a população com acesso às redes sociais do PET e os discentes da UNIFAL-MG. Sua execução consta no planejamento do PET Farmácia 2021, o qual foi aprovado pelo CLAA (Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET). O projeto tem como objetivo principal promover o uso racional e multiplicar informações sobre os cuidados com os medicamentos. A metodologia utilizada será interativa, fundamentada no trabalho remoto em grupo, com troca de conhecimentos e saberes. Serão preparados materiais educativos(folders, cartilhas, vídeos, podcast) e as atividades educativas serão desenvolvidas por meio da divulgação dos materiais educativos, realização de lives ou minicursos ou oficinas (online) sobre o URM e cuidados com os medicamentos, com espaço aberto para debate e esclarecimento de dúvidas, de acordo com as demanda da população alvo.

Objetivos
1- Orientar o público a respeito do uso racional de medicamentos e sua importância; 2-Esclarecer o público sobre as consequências da automedicação, do armazenamento e descarte inadequados dos medicamentos assim como de interações medicamentosas mais comuns.

Justificativa
Muitos dos agravos à saúde são decorrentes do hábito de consumo demasiado de medicamentos, falta de informação e muitas vezes inexistência de cuidados e atenção ao paciente. Diante do exposto, é evidente que a população carece de orientações sobre o uso racional de medicamentos. O uso racional de medicamentos pode levar uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes. A população deve saber que o mesmo medicamento que é capaz de curar, também pode ocasionar sérias consequências à saúde do usuário e, em casos extremos, a morte. Atualmente, cerca de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente e os hospitais gastam de 15 a 20% de seus orçamentos para lidar com as complicações causadas pelo mau uso dos mesmos. De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, o uso racional de medicamentos não depende só dos profissionais da saúde, mas também dos pacientes, legisladores, formuladores de políticas públicas, indústria, comércio, entre outros. Assim, a implementação atividades específicas relacionadas ao uso racional de medicamentos em unidades de referência para a população como por exemplo, em Universidades, podem funcionar como ancoras para realização programas educativos, fornecendo subsídios para que a população possa utilizar os medicamentos de maneira mais segura. Neste sentido, cabe ressaltar que apesar deste projeto já ter sido desenvolvido em 2020, a realidade nacional não mudou em um ano e a implementação de medidas para a promoção do uso adequado de medicamentos continua sendo necessária. Além disso, o público a ser atingido não será necessariamente o mesmo do ano anterior e os assuntos abordados são diversificados o suficiente para não haver sobreposição com aqueles abordados no projeto anterior. Assim, espera-se que as atividades desenvolvidas no presente projeto possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, reduzindo a automedicação e os problemas decorrentes desta prática e esclarecendo a população sobre as formas corretas de uso de medicamentos. Poderá contribuir também para racionalização de recursos e ampliação da qualidade dos tratamentos de saúde com medicamentos.

Beneficiário
Jovens adultos e idosos que acessarem as redes sociais nas quais o PET Farmácia está presente, discentes da UNIFAL-MG.