PROJETO UM LIVRO, VÁRIAS LIÇÕES

Apresentação
O projeto “Um livro, várias lições: questões políticas” quer levar tanto para o público acadêmico, como também e em especial, para toda população interessada, um conjunto de propostas literárias que tratam do assunto “política” a partir de uma visão que tem na filosofia sua base mais presente. Buscando no rigor acadêmico uma visão crítica e formativa sobre a democracia brasileira e suas configurações atuais, o projeto se propõe a ajudar a construir perpectivas mais elaboradas em seus participantes.

Objetivos
• Discutir, sob a ótica da filosofia de Bobbio, sobre o futuro da democracia na visão do autor e as implicações que ele enxergou na preservação das regras do “jogo’’ democrático; • Discutir, sob a ótica da economia de Minsky, sobre a importância de um Estado forte para controlar as distorções e instabilidades financeiras, endogenamente promovidas pelas economias de mercado capitalista, superando visões promotoras da ditadura do livre mercado; • Discutir, em diálogo com análises sobre o processo contemporâneo de autocratização no mundo e sobre o caso dos Estados Unidos da América, a conjuntura brasileira e os riscos à democracia no país; • Ao lume da história das origens democráticas no território estadunidense do século XVIII, trazer questões que esbocem desafios iniciais e atuais desse sistema de governo; • Transitar pelas reflexões de Adorno sobre a relação entre educação-autonomia, governo-democracia dentro dos contexto da Escola de Frankfurt; • Aprimorar a cultura crítica de docentes e discentes; • Estabelecer pontes entre a comunidade e o ambiente acadêmico; • Oportunizar à comunidade acadêmica e extra acadêmica sul mineira atividades voltadas para a análise científica do momento político do país.

Justificativa
É inegável que o brasileiro tem discutido mais sobre política e as nuances que ela causa na sociedade. Em muitos desses debates, há também a presença de questões que o conhecimento das ciências humanas e sociais aplicadas estão presentes, mas mal empregadas ou parcialmente entendidas. Nesse cenário, eivado de emoções, sobram discursos apaixonados e enebriados pela vontade da defesa sobre o que se pensa, em um esforço de simples afirmação das próprias crenças. Verifica-se ainda, a preemente ausência de checagens sobre tais informações e nem mesmo a menção a pensadores, cientistas, escritores e historiadores que já discutiram esses temas em outras esferas (social ou histórica), refletindo o uso das denominadas heurísticas de confirmação. Nesse ambiente propício para a refutação das objetividades científicas, vê-se a clara necessidade de uma contínua divulgação de obras e autores que formaram os pensamentos basilares do conhecimento histórico, filosófico, sociológico e econômico. Nessa volúpia que mistura dados, falta de credibilidade e paixão, a política e a vida social têm sido palco do retorno de defensores de questões que até pouco tempo se davam por superadas, como a valorização de regimes de exceção, ataques às instituições democráticas e demais sintomas de um pensamento pouco crítico. Dessa forma, não raro, a política tem sido encarada, ainda mais nesses nossos tempos, como uma arena de confusão e brigas irascíveis, e a posição do sujeito tem se tornado a de um torcedor que luta por sua posição, como quem se manifesta em eventos esportivos. Mormente, esse projeto enseja oferecer um debate salutar à luz de clássicos da literatura científica nessas áreas supra citadas para, a partir da apresentação de uma obra específica, oferecer critérios de escolhas sobre como encarar esse cenário de nebulosa configuração político-social à partir de parâmetros baseados na razão, nas informações credíveis e na reflexão.

Beneficiário
Estudantes da Unifal e membros da comunidade externa