JORNADA EDUCATELIÊ RUMO AO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE: CÍRCULOS DE CULTURA E CONFERÊNCIAS PREPARATÓRIAS

Apresentação
O projeto de extensão: “Jornada Educateliê rumo ao Centenário de Paulo Freire: círculos de cultura e conferências preparatórias", será desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educateliê (UNIFAL/MG). A proposta, nesta primeira etapa, é realizar em seu primeiro ano uma série de ações de estudos sobre temáticas relacionadas ao pensamento e obra de Paulo Freire. Serão utilizados círculos de cultura e conferências para preparação da realização de dois eventos em 2021: O Memorial do Centenário de Paulo Freire e o I encontro - Educação e Atualidade Brasileira. Portanto, este projeto prevê antecipadamente sua renovação para 2021 para realização de uma segunda etapa de organização desses dois eventos. O desenvolvimento deste projeto pretende envolver profissionais da educação básica e do ensino superior de outras instituições, estudantes dos diferentes níveis do ensino, pesquisadores(as) e demais interessados(as) no tema geral do pensamento e obra de Paulo Freire na atualidade brasileira.

Objetivos
a) Desenvolver estudos e análises críticas de temas relacionados à educação na atualidade brasileira b) obter subsídios para preparação da organização e realização do Memorial Comemorativo do Centenário de Paulo Freire no mês de setembro de 2021 c) obter subsídios para preparação da organização e realização do I Encontro: Educação e Atualidade Brasileira - 2021

Justificativa
Na atual conjuntura nacional, o debate em torno do pensamento e obra de Paulo Freire no campo educacional tem se revelado um tema problemático nos últimos anos na medida em que vivemos posições antagônicas com relação às contribuições deste pensador para educação brasileira e internacional. Uma questão central que nos colocamos e que emergiu já nos primeiros encontros da disciplina “Educação e Atualidade Brasileira” envolve mitificação das ideias deste autor entre sua demonização e santificação. Paulo Freire o doutrinador marxista cultural que acabou com a educação brasileira “versus” Paulo Freire o profeta libertário e redentor que oferece a solução para todos os problemas da educação em todo o mundo. Nós entendemos e defendemos um posicionamento que se pauta pela matriz dialógica freiriana neste debate. Neste sentido, entendemos que devemos, por meio do diálogo com toda a comunidade envolvida em nosso projeto, analisar e refletir criticamente sobre o que se coloca nesse debate de forma superficial para um enraizamento das questões que são fundamentais: Quais as contribuições efetivas do pensamento de Paulo Freire para nossa atualidade? De que forma efetivamente ações educativas fundamentadas nas ideias deste autor foram ou não foram bem sucedidas? Quais as matrizes sociológicas, culturais, políticas constituem a base de seu pensamento? A superação desta mitificação que vem se construindo em torno do pensamento e obra deste autor torna-se necessária na medida em que não há como negar o reconhecimento de suas contribuições para a educação tanto no Brasil como no Mundo. Entretanto, não há como não se comprometer com uma análise crítica dos limites desta contribuição para o que vivemos como educação na atualidade. Desta forma, entendemos que a realização deste projeto justifica-se pelo fato de proporcionar, ao longo de seu desenvolvimento, um processo de estudo que se aprofunda nesta problemática envolvendo pesquisadores, estudantes universitários e da educação básica, profissionais que atuam no campo da educação e em outras instâncias que se apropriam do pensamento de Paulo Freire. E, tem como produto final, a realização de dois eventos em que poderemos compartilhar com todo o entorno social de nossa universidade o que foi produzido como estudos, pesquisas, ações educacionais em nosso I encontro da Educação e atualidade brasileira, fruto do que foi desenvolvido ao longo dos círculos de cultura e das conferências preparatórias do centenário de Paulo Freire.

Beneficiário
Profissionais da educação básica e do ensino superior da UNIFAL-MG e de outras instituições, estudantes dos diferentes níveis do ensino, pesquisadores(as) e demais interessados(as) no tema geral abordado neste projeto