FLORESCER: NUTRIÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE

Apresentação
A importância da continuidade desse projeto decorre de seu propósito em desenvolver ações de promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade interna e externa da UNIFAL-MG. Dando-se por meio do incentivo à adoção de práticas alimentares de hábitos saudáveis para a vida, no âmbito individual e coletivo visando prevenir e/ou tratar doenças que têm na dieta um fator causal. Essa iniciativa busca a autonomia dos envolvidos, de modo que assumam o papel de protagonistas nas escolhas alimentares com impactos positivos diretos para saúde. Assim, procura-se atender as diretrizes específicas de natureza acadêmica, referentes ao cumprimento do preceito da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa; a interdisciplinaridade; ao impacto na formação do estudante; a geração de produtos e a integração com o ensino de graduação. Em relação à sociedade, tais diretrizes referem-se ao impacto social proporcionado e relação multilateral (interação dialógica) pela troca de saberes científicos

Objetivos
Para participantes: • Desenvolver ações de educação alimentar e nutricional com cliente/paciente ou pais ou responsáveis, na inclusão de hábitos alimentares saudáveis tanto no atendimento individual quanto em oficinas; Realizar o diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos; • Elaborar a prescrição dietética, com base no diagnóstico nutricional; • Registrar, em prontuário do cliente/paciente, a prescrição dietética e a evolução nutricional, de acordo com protocolos pré-estabelecidos pelo serviço; • Estabelecer receituário individualizado de prescrição dietética, para distribuição ao cliente/paciente; • Encaminhar aos profissionais habilitados os clientes/pacientes sob sua responsabilidade profissional, quando identificar que as atividades demandadas para a respectiva assistência fujam às suas atribuições técnicas; • Prescrever suplementos nutricionais, bem como alimentos para fins especiais, em conformidade com a legislação vigente, quando necessários à complementação da dieta; Quanto aos discentes: - Favorecer a formação de habilidades profissionais; - Conscientizar-se sobre seu papel transformador na sociedade, adotando posturas pedagógicas libertadoras; - Construir novos conhecimentos confrontando práticas extensionistas com teorias em concordância durante atividades de ensino e pesquisa em curso.

Justificativa
Há evidências que adoção de hábitos alimentares saudáveis interferem na saúde do indivíduo, sendo primordial para a promoção de uma melhor qualidade de vida. As mudanças no padrão alimentar da população, como por exemplo, o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e a redução no consumo de frutas, legumes e verduras, combinados com uma vida sedentária, são alguns dos fatores que contribuem para o aumento contínuo da prevalência de sobrepeso/obesidade e outras complicações. Diante disso, a saúde envolve tanto a teoria quanto a prática interdisciplinar, pois a inserção da Nutrição, enquanto ciência e profissão, certamente contribuirá com a melhoria do estado de saúde da população. Em suma, sabe-se que o estado nutricional de uma população é um excelente indicador de saúde e qualidade de vida, espelhando um modelo de desenvolvimento de determinada sociedade. Saber como os profissionais lidam com os conceitos de saúde-doença, com os aspectos subjetivos da alimentação e saúde pode ser um primeiro passo para a compreensão das dimensões que permeiam a prática desses profissionais junto a população por meio do atendimento individualizado e também coletivo. Ainda, sabe-se que a mudança na dieta habitual dos brasileiros com alimentos classificados como ultraprocessados, com altos teores de gorduras, sódio e açúcar e com baixo teor de micronutrientes e alto conteúdo calórico (Brasil, 2012), tem contribuído de maneira expressiva para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e de doenças causadas por deficiência de vitaminas e minerais. Tendo em vista a atual situação alimentar e nutricional do País, a vulnerabilidade nutricional da população de Alfenas e a inexistência de atendimento nutricional gratuito no âmbito da Atenção Primária à Saúde no município, torna-se evidente a necessidade de continuidade deste projeto para ano de 2020, principalmente, na organização dos serviços de saúde para atender às demandas geradas pelos agravos relacionados à má alimentação, tanto em relação ao seu diagnóstico e tratamento quanto à sua prevenção e à promoção da saúde. Neste ano de 2019, constatou-se que o projeto tem características claras de extensão por meio da educação alimentar e nutricional. Reitera-se, portanto, as diretrizes da Política Nacional de Extensão, sendo assim, constitui-se em um rico campo de ensino, extensão e pesquisa, contribuindo não apenas para uma adequada formação profissional, mas também para a geração de novos conhecimentos.

Beneficiário
A comunidade universitária e a população do município de Alfenas-MG (crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes) encaminhados pelas unidades de saúde do município, pela clínica de fisioterapia e de especialidades da UNIFAL-MG, além da PRACE e interesse individual.