UNIFAL SEM ESTRESSE

Apresentação
O Programa UNIFAL SEM ESTRESSE surgiu a partir das demandas dos estudantes da Universidade Federal de Alfenas-MG relacionadas às dificuldades nos estudos e em relações interpessoais, falta de tempo para realização de atividades físicas e para a manutenção de um estilo de vida mais saudável, além de apresentarem sintomas ansiosos e depressivos que interferem na vida acadêmica. Desse modo, esse programa, em 2020 será composto pelo projeto Em busca do equilíbrio, que oferece atividades físicas, recreativas e culturais; pelo projeto Intervalo, que oferece oficinas de apoio pedagógico (serão estendidas para estudantes do ensino médio das escolas públicas de Alfenas) e o evento cultural I Mostra de Talentos do Unifal sem Estresse. As atividades serão oferecidas para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa, a contribuir para a melhora da qualidade de vida e desenvolvimento acadêmico.

Objetivos
- Propiciar bem-estar físico e emocional, desenvolvimento acadêmico, social e cultural às comunidades acadêmica e externa; - Proporcionar integração do estudante ao contexto universitário, sua permanência e conclusão do curso; - Fomentar a cultura de diálogo e escuta entre a instituição e o corpo discente; - Contribuir para a relação dialógica e compromisso social da Universidade.

Justificativa
O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) prevê e propõe ações e serviços de promoção, prevenção, apoio e acompanhamento aos estudantes. Contudo, muitas Instituições Federais de Ensino Superior, bem como a UNIFAL-MG, têm tido dificuldades em implementar essas ações por falta de recursos humanos. O Programa UNIFAL sem Estresse é exemplo de ação de extensão que vai ao encontro das recomendações previstas no Plano Nacional de Assistência Estudantil no tocante às ações para promoção, prevenção e apoio aos estudantes. Pois, as políticas de permanência dos estudantes, em sua maioria, estão relacionadas a auxílios financeiros para custeio de alimentação, moradia e transporte, entre outros, mas não contemplam aspectos acadêmicos, emocionais e institucionais que têm forte impacto não só na saúde dos estudantes, mas na retenção e evasão. Além disso, o Programa traz subsídios para o aprimoramento e ampliação de ações de permanência ofertadas pela Universidade. Estas ações podem e devem ser oferecidas de diferentes formas e por diversos setores da Universidade. Novas estratégias são necessárias para garantir ao estudante não só a conclusão do ensino superior, mas contribuir para o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades transformadoras no meio social. Além disso, o programa propicia o diálogo entre a comunidade acadêmica (docentes, TAEs e discentes) e comunidade externa.

Beneficiário
Estudantes de graduação, pós-graduação e servidores da UNIFAL-MG, bem como membros da comunidade externa.