PLANEJAMENTO FINANCEIRO: UMA INICIAÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO

Apresentação
Este projeto leva em consideração a necessidade constante da busca por meios pelos quais os direitos humanos e fundamentais possam ser efetivos e não somente garantidos, dentre eles o direito a cidadania. Para tanto, entende-se que trabalhar mercado financeiro, no contexto da educação financeira, impacta significativamente na melhoria da condição de vida das famílias e individuos buscando a realização do que modernamente podemos chamar de cidadania financeira. O Brasil apresenta altos índices de analfabetismo financeiro e é carente de iniciativas multissetoriais que possam contribuir com a formação de cidadãos financeiramente educados.

Objetivos
1. Confeccionar material didático sobre os tipos de investimento em renda fixa e variável (apostilas, planilhas e trilhas de educação financeira); 2. Criar um blog para divulgação do material produzido possibilitando a interação com outras pessoas e instituições a fim de aproveitar a recepção de demandas envolvendo a temática de educação financeira; 3. Ministrar oficinas, cursos e treinamentos com o material produzido para a comunidade acadêmica e sociedade do entorno da UNIFAL-MG, aqui inseridas as escolas de ensino médio e fundamental, associações e cooperativas; 4. Promover a UNIFAL-MG por meio da divulgação das competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos nos cursos oferecidos no Campus Varginha.

Justificativa
Dados publicados pelo Jornal Valor Econômico de julho de 2019 apontam que “64% das famílias pesquisadas declararam-se endividadas em junho, superior à de maio (63,4%), acima de junho do ano passado (58,6%) e a maior desde julho de 2013 (65,2%)” (SARAIVA, 2019). Este processo de endividamento tem origens também diversas e passa por questões relacionadas a economia, emprego, saúde, mas também pela educação e pela forma como lidamos com o dinheiro, “por isso é tão importante aprender a lidar com o dinheiro. Isso faz parte da formação cidadã” (ANNUNCIATO, 2018). Dados publicados pela Folha de São Paulo indicam que, no Brasil, de cada 3 adultos, 2 são analfabetos financeiros (FOLHA DE SÃO PAULO, 2019). A necessidade de discutir educação financeira na escola é uma antiga demanda da sociedade brasileira, vez que por questões diversas “somos de uma geração em que os nossos pais tinham vergonha de dizer que não tinham dinheiro e viam como único caminho se endividar.” (ANNUNCIATO, 2018). Desde os Parâmetros Curriculares Nacionais dos anos iniciais e dos anos finais do ensino fundamental, como é o caso dos de Matemática, (BRASIL, 1997, 1998), já se menciona a necessidade de trabalhar situações problemas envolvendo educação financeira. Esta demanda se mantém na BNCC (BRASIL, 20019, p. 267), que preconiza “o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, visando à educação financeira dos alunos” e pode ser reforçada pelo endividamento dos brasileiros. No entanto, não é algo que precisa ficar restrito às escolas e até mesmo às disciplinas de matemática, como aponta a ENEF. Uma formação cidadã e voltada para tomada de decisões, financeiras, por exemplo, extrapola o contexto escolar disciplinar, ela se relaciona com o direito fundamental a cidadania, razão pela qual entendemos que o presente projeto se insere na área temática direitos humanos e justiça. Outrossim, entendemos que atender a esta demanda social passa por diversas iniciativas entre elas informar e disseminar conhecimentos sobre educação financeira nas escolas e na sociedade em geral. Para atender a estes fins propomos o presente projeto que pretende abordar uma parte da educação financeira por meio do tema iniciação ao mercado financeiro.

Beneficiário
Beneficiários de forma imediata serão os alunos da UNIFAL-MG e das escolas de ensino médio e fundamental, além de membros de associações e cooperativas do entorno interessados na temática educação financeira.