CONCEPÇÃO DO ATLAS MUNICIPAL ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE ALFENAS

Apresentação
A proposta de fazer um Atlas Escolar do Município de Alfenas surgiu com a necessidade manifestada pela Secretaria de Educação de disponibilizar aos seus professores e alunos um material didático voltado à realidade local, com o objetivo de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e História no Ensino Fundamental. Por meio da articulação entre os preceitos da Cartografia Escolar e da Cartografia Social, propomos uma metodologia que servirá não apenas para conceber o Atlas, mas que irá contribuir com a formação continuada de professores da Educação Básica. Daí a relevância desse debate acerca da proposta dos atlas escolares no âmbito das políticas curriculares, uma vez que ele passa a compor o cotidiano da prática docente, o planejamento das aulas, o cumprimento das orientações curriculares etc. Para isso, contaremos com a parceria da Universidade Federal de Goiás que, desde 2009, desenvolveu dezenas de atlas municipais no Brasil e em Moçambique.

Objetivos
• Capacitar professores e alunos, por meio da metodologia da Cartografia Social, a serem sujeitos ativos não só da leitura de mapas, mas principalmente da sua produção; • Sistematizar o conjunto de informações sobre o Município, dentro de uma escala gradativa do conhecimento e com linguagem adequada aos anos escolares a que se destina; • Organizar mapas e cartogramas, elaborados sob o olhar da Cartografia Escolar, textos explicativos e outros elementos que auxiliem na compreensão do espaço geográfico; • Possibilitar o acesso de alunos, professores e comunidade em geral, a informações atualizadas acerca do espaço em que vivem; • Perceber, representar e conhecer o espaço geográfico em que está inserido, numa visão curricular regional e contextualizada; • Preparar o indivíduo para o exercício pleno da Cidadania; • Favorecer a construção da identidade do sujeito em relação ao espaço em que vive, • Contribuir com a formação continuada dos professores envolvidos no trabalho com o material. • Dialogar com os currículos oficiais, oportunizando às escolas públicas do município de Alfenas a efetivar tais propostas.

Justificativa
Atlas escolares fazem parte do material didático utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, não somente nas aulas de Geografia, mas em outras disciplinas, numa proposta de trabalho interdisciplinar. Dentro do que prevê a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e de acordo com o Currículo de Referência de Minas Gerais, os atlas escolares municipais apresentam uma proposta mais ampla do que simplesmente os atlas geográficos. Eles propõem um trabalho conjunto, de formação continuada, não somente do aluno, mas também do professor, e visam atender às demandas curriculares, escolares e específicas do local, que não constam nos materiais didáticos oficiais. A utilização de atlas escolares possibilita e incentiva a pesquisa pessoal e esclarece ao professor e ao aluno a importância de sua participação na formação do saber. O atlas é um material de referência quando se trata de cidadania e é fundamental no processo de construção da identidade do sujeito com o lugar onde mora. Nesse sentido, os atlas escolares constituem um importante instrumento didático-pedagógico a ser utilizado em sala de aula, pois é elaborado sob a concepção de um objeto de ensino que possibilita uma melhor compreensão crítica e reflexiva acerca da realidade local, posicionando o aluno de maneira responsável e construtiva nas diferentes situações sociais do território. A concepção do Atlas Escolar Municipal de Alfenas dentro de um processo colaborativo, com a participação de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino do município contribuirá para o desenvolvimento socioeducativo do corpo escolar, a partir da compreensão das formas pelas quais a sociedade se organiza e se representa no espaço.

Beneficiário
Alunos dos cursos de licenciatura em Geografia, História e Pedagogia; Professores e alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública do Município de Alfenas.