INTERVALO

Apresentação
Desde o segundo semestre de 2016 o Departamento de Apoio Pedagógico (DAP) da Prograd e as Assessorias de Apoio Pedagógico dos campi vêm desenvolvendo ações de orientação educacional e, em agosto de 2016, foi aprovado no CEPE o Projeto de Apoio Pedagógico aos Discentes da UNIFAL-MG. A partir das experiências com os atendimentos individuais, ações coletivas e com base na literatura científica sobre o aluno do Ensino Superior, apresentamos essa proposta de extensão, a fim de ampliar o atendimento aos discentes de graduação. O projeto Intervalo, como concebido nessa proposta, tem como objetivo constituir-se como um espaço que de apoio nas vivências e desafios do alunos de graduação na UNIFAL-MG, oferecendo atividades que se caracterizem como momentos de diálogo entre instituição e alunos e, para alunos do Ensino Médio, atuar na transição para a universidade. Os públicos-alvo são alunos dos três primeiros semestres de graduação e do Ensino Médio das escolas públicas.

Objetivos
- Realizar pesquisa com o corpo discente sobre os principais temas de interesse; - Elaborar um cronograma de atividades, contemplando as demandas levantadas entre os estudantes; - Realizar ampla divulgação das atividades na UNIFAL-MG e escolas públicas; - Avaliar todas as atividades realizadas e utilizar essas informações para planejar novas atividades; - Adotar a pesquisa sobre o perfil do aluno da UNIFAL-MG como metodologia para o planejamento, avaliação e divulgação de resultados; - Atuar em conjunto com a PROGRAD, PRACE e demais instâncias da universidade.

Justificativa
A educação superior brasileira passou por mudanças significativas a partir da década de 1990 e, especialmente, a partir de 2003 devido com às políticas de expansão universitária que resultaram em um significativo crescimento da oferta de vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES), mudança no perfil discente e a alguns avanços nas políticas de permanência. Essa expansão se deve, especialmente, a programas como os de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), Universidade para Todos (ProUni), e o de Financiamento Estudantil (Fies), juntamente com as políticas de reserva de vagas (cotas) e o aumento da oferta de cursos superiores a distância. Essas políticas, apesar de ainda terem um alcance restrito, têm contribuído para aumentar as chances de ingresso e para modificar o o perfil do estudante na educação superior. Essas mudanças, positivas para o aumento do acesso ao ensino superior, não foram capazes de resolver o problemas da evasão e de garantir o atendimento ao aluno universitário nas suas dificuldades acadêmicas e psicossociais, especialmente para aqueles oriundos de escolas públicas. E, apesar das políticas de reserva de vagas, ainda está a visão da universidade pública como destinada apenas aos ricos. Assim, pretendemos atender às necessidades de apoio pedagógico do alunos de graduação, ao mesmo tempo em que oferecemos ações que podem ser definidas com ponte entre ensino médio e universidade pública. Esperamos com essas ações nas escolas públicas diminuir as dificuldades relacionadas ao período de transição entre uma etapa e outra, reduzindo a evasão nesse período, entre os alunos participantes.

Beneficiário
Alunos dos cursos de graduação presencial da UNIFAL-MG e aluno dos últimos anos do Ensino Médio das escolas públicas de Alfenas-MG