GRUPO DE ESTUDOS EM GENÔMICA

Apresentação
O modelo de ensino atual em que os alunos frequentam disciplinas específicas tende a compartimentalizar o conhecimento e muitas vezes a integração dos conceitos é difícil de ser alcançada pelos alunos, diante do grande volume de matéria que eles cumprem todo semestre. Para facilitar a integração e a interpretação do conhecimento nas áreas de genética, biologia molecular, genômica, biologia do desenvolvimento e evolução, proponho a criação de um “Grupo de estudos em genômica” para discussão de diversos tópicos interdisciplinares com o objetivo de aproximar o conteúdo aprendido em sala de aula do dia a dia de alunos e da população de forma geral.

Objetivos
(1) Desenvolver a capacidade dos alunos em integrar diferentes áreas do conhecimento para interpretar fenômenos biológicos. (2) Oferecer a oportunidade aos alunos de apresentarem seminários e treinarem sua capacidade de oratória. (3) Desenvolver a capacidade dos alunos de decompor a complexidade de fenômenos biológicos e treinar a capacidade de comunicação objetiva e compreensível por um público leigo. (4) Envolver os alunos dos cursos de graduação da UNIFAL em eventos em que tenham contato com a comunidade de Alfenas. (4) Retornar à sociedade de Alfenas o conhecimento adquirido na UNIFAL pelos alunos de graduação.

Justificativa
A compartimentalização do conhecimento em disciplinas muitas vezes dificulta a compreensão de fenômenos biológicos complexos como a formação e o desenvolvimento dos animais e a evolução das formas atuais. Assim, é necessário um exercício de integração dos diferentes aspectos desses fenômenos que englobam as disciplinas de genética, biologia molecular, biologia do desenvolvimento e evolução. Além disso, o vocabulário extremamente técnico utilizado na descrição dos fenômenos biológicos dificulta a compreensão destes pelas pessoas que não se dedicam a estas áreas específicas do conhecimento. Neste sentido, este projeto se propõem a: (1) oferecer um ambiente de discussão e de prática de uma comunicação mais objetiva e compreensível pelo público leigo, (2) contribuir com o aprendizado dos alunos da própria UNIFAL; (3) despertar o interesse dos alunos da UNIFAL em transmitir o conhecimento adquirido à população de modo geral, como por exemplo, no projeto UNIFAL PARA TODOS; (4) despertar nos alunos participantes deste projeto o sentimento de responsabilidade em retornar à comunidade de Alfenas o conhecimento adquirido na UNIFAL.

Beneficiário
Alunos da UNIFAL e comunidade de Alfenas.