GRUPO DE ESTUDOS EM COMPORTAMENTO ANIMAL: É O BICHO

Apresentação
O grupo de estudos em comportamento animal "É o bicho" é um grupo estudantil que já se reúne há dez anos para discussão de assuntos relacionados à etologia, evolução, primatas e temas relacionados à atividade acadêmica em geral. O grupo é composto por um orientador, que direciona os temas e ações, e principalmente por acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) e pós-graduandos do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais, que realizam encontros semanais. O grupo tem como principal objetivo o aprofundamento e difusão do conhecimento nas áreas de comportamento animal e evolução, o que é feito por meio de discussões críticas sobre artigos científicos, metodologias e linhas de pensamento, além de atividades como apresentações orais. O grupo também passou a promover ações externas em seu primeiro ano de funcionamento como projeto de extensão, focadas predominantemente no tema de primatas e febre amarela.

Objetivos
- aprofundar o conhecimento em comportamento animal e evolução; - aprofundar o conhecimento em métodos de estudo do comportamento animal; - adquirir subsídios para uma melhor vida acadêmica em termos de: redação científica, apresentações orais, ética na ciência, gestão do tempo e administração da carreira acadêmica; - debater conhecimentos em comportamento animal, evolução e sobre temáticas ambientais.

Justificativa
Em termos internos, acadêmicos interessados em realizar pesquisas na área temáticas do grupo são beneficiados com um fórum semanal onde pode-se debater estes assuntos de forma mais aprofundada que durante as disciplinas do curso. Além disto, um local de debate para temas extremamente relevantes para a vida acadêmica, mas negligenciados nos cursos (redação científica, ética na ciência, gestão do tempo e administração da carreira acadêmica) é importante para uma formação mais completa destes alunos. Para a comunidade interna não ligada às ciências biológicas e para a comunidade externa há uma notável carência de formas de difusão científica adequada sobre comportamento animal e evolução, embora sejam temas que despertem interesse do público, haja vista a grande popularidade de documentários sobre natureza e de canais de televisão específicos sobre animais, os quais, no entanto, nem sempre fornecem informações cientificamente rigorosas. Quanto aos aspectos ambientais, é notória a desinformação e falta de engajamento da maior parte da sociedade brasileira, tornando relevantes quaisquer ações que possam, mesmo que minimamente, servirem para a educação ambiental.

Beneficiário
Comunidade interna: acadêmicos e pós-graduandos com interesse em comportamento animal e evolução (15 beneficiários) Comunidade externa: qualquer pessoa com interesse em comportamento animal e evolução. Para a parte ambiental, o beneficiário é virtualmente toda a sociedade (até 300 beneficiários).