FÍSICA NA RUA

Apresentação
O Projeto Física na Rua visa levar a Física à comunidade de Alfenas e região. São pretendidas várias ações como palestras e mesas redondas nas escolas (incluindo temas sob demanda), intervenções em praças e feiras a fim de interagir e conversar sobre diversos temas de interesse da comunidade e participação nas Férias de Ciências das escolas.

Objetivos
Entre os objetivos específicos do projeto Física na Rua temos: - levar temas novos e atualizados às escolas, - conversar sobre Física com o cidadão, - aclarar dúvidas de Física, e ciência em geral sempre que possível, de forma simples.

Justificativa
A Física sempre foi considerada por muitos como uma disciplina muito difícil. Mesmo assim, o tempo que é dedicado à Física, no Ensino Médio, é pouco. Isto faz com que o professor não consiga abordar todos os temas com a profundidade necessária. Além disso, pela falta de tempo, não é possível levar às escolas temas mais atualizados ou que estão fora da grade curricular. A tudo isso podemos somar o crescimento das pseudociências que se espalham com o uso das redes sociais. Pretendemos executar o projeto de uma forma flexível e dinâmica, permitindo que sejam as próprias escolas que sugiram temas para as palestras e/ou mesas redondas, que seja o próprio cidadão que sente na mesa para falar e discutir sobre os conceitos de Física.

Beneficiário
Alunos das escolas de Alfenas e a população em geral.