"SEMEANDO IDEIAS"

Apresentação
O programa “Semeando Ideias” apresenta uma série de projetos articulados, em diferentes áreas do conhecimento ligadas as ciências ambientais e da terra, baseados nas diretrizes da educação ambiental inclusiva, visando a melhoria da qualidade ambiental e consequentemente da qualidade de vida de diferentes públicos. O programa conta com profissionais, servidores, estudantes e docentes de diferentes formações (Pedagogia, Psicologia, Ciências biológicas, Geografia, Biotecnologia, Engenharia Florestal e Agronômica, Nutrição, Farmácia etc), visando desenvolver atividades que possam alicerçar uma vida ambientalmente mais coerente e sustentável através da discussão, entendimento e mudança de paradigmas relacionadas a implementação de práticas agroecológicas, resgate de espécies potencialmente benéficas a saúde e ao desenvolvimento humano, tratamento de resíduos e educação ambiental aplicada a diferentes grupos, inclusive aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Objetivos
A partir da temática principal, diversas abordagens serão utilizadas, tais como: a educação inclusiva, bem-estar, qualidade alimentar e de vida, água e saneamento, conservação do solo, produção orgânica, agroecologia, inclusão social, entre outras. Toda abordagem conceitual discutida terá por finalidade o estimulo a mudanças de comportamentos individuais e coletivas. Os projetos propostos nesse programa se conectam em uma dimensão conceitual, teórica e técnica, aplicada as Ciências da Ambientais e da Terra, através da correlação das ações previstas em sinergia com o processo de entendimento socioambiental, visando a mudança de posturas e quebra de paradigmas acerca das intervenções antrópicas cotidianas sobre o meio ambiente, buscando a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. As ações propostas apresentam a mesma linha discursiva, relacionando a educação ambiental a projetos ligados a sustentabilidade. São eles: Jardim Sensorial, difundindo a educação ambiental; Horticultura social e terapêutica, Reaproveitamento dos resíduos orgânicos (compostagem e produção de húmus) gerados no Campus. Resgate e revitalização de orquídeas e bromélias e um Curso de Bioconstruções ou construções sustentáveis. As demandas sociais serão equacionadas de forma a não desenvolver as diretrizes extensionistas para, e sim com os atores externos, a partir do conhecimento de suas necessidades, interesses, motivações e anseios, visando a quebra da hegemonia universitária, indo ao encontro do entendimento pleno das formas mais adequadas que propiciem a incorporação dos conceitos relativos a sustentabilidade, aplicados a melhoria da qualidade de vida e ambiental do planeta.

Justificativa
O uso de atividades pedagógicas em trabalhos de educação ambiental, alicerçados em fortes bases científicas, podem acarretar um amplo apelo popular no sentido da busca pelo conhecimento da biodiversidade e o limite de capacidade de uso dos recursos naturais. Certamente, as atividades de educação ambiental têm um papel importante para a conservação da natureza. A adoção pela população das recomendações veiculadas pode atestar significativa relevância cultural das campanhas educativas para preservação ambiental, melhoria da qualidade alimentar e conhecimento das espécies silvestres. As estratégias utilizadas para conservação dos recursos naturais podem gerar desdobramentos que evidenciam a potencialidade da pesquisa tanto para o fomento ao campo epistemológico da educação ambiental, quanto para a elaboração de práticas pedagógicas em uma perspectiva de valorizar os elementos relacionados à biodiversidade, bem como no contexto social e cultural dos assistidos, possibilitando a reflexão, transformação e emancipação do público alvo. Assim, o desenvolvimento de estratégias extensionistas educacionais que visem aproximar a ciência e o despertar de interesses específicos nas diversas áreas do conhecimento ambiental podem promover a integração entre a natureza e a sociedade, contribuindo decisivamente na formação de cidadãos conscientes quanto à necessidade de conservar o meio ambiente. Na realidade, o programa se baseia na ideia de conectar projetos desenvolvidos pela UNIFAL - MG aos valores da sustentabilidade, proporcionando a melhoria das relações entre o ser humano e o meio ambiente, no contexto alimentar, da produção de alimentos, do entendimento sobre a importância da conservação, do gerenciamento da geração de resíduos, do resgate de espécies vegetais importantes para a saúde humana e da inclusão social, promovendo a prosperidade, o bem-estar e protegendo o meio ambiente.

Beneficiário
O programa visa atender a demanda complementar do ensino médio e superior, ou daquelas demandas específicas relacionadas ao contexto da Educação Ambiental e preservação dos recursos naturais, propiciando ao público alvo o entendimento sobre a biodiversidade, a qualidade de vida e a conservação.