COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

Apresentação
Trata-se de uma proposta que envolve as áreas da educação, saúde e tecnologia no sentido de ampliar as aprendizagens de professoras e estudantes da primeira escola que se transformou em Comunidades de Aprendizagem na cidade de Alfenas/MG. Uma Comunidade de Aprendizagem (CA), em linhas gerais, é uma proposta educativa que busca melhorar a aprendizagem e a convivência de estudantes de forma inclusiva e democrática, que se baseia em princípios da Aprendizagem Dialógica, tendo como foco os estudos de Paulo Freire e se efetiva por um conjunto de ações educativas comprovadamente eficazes no cotidiano da sala de aula e da gestão escolar.

Objetivos
- Promover encontros para promoção da saúde, construção de redes sociais de apoio e solidariedade. - Oferecer vivências em torno das possibilidades e dos limites do uso de mídias digitais no cotidiano de ensino - Realizar e acompanhar as atuações educativas de êxito realizadas na escola

Justificativa
O envolvimento da Escola Participante do Programa, com a experiência de transformação em uma Comunidade de Aprendizagem, surgiu como consequência da participação de seu corpo docente e equipe gestora em um curso de formação dialógica de professores(as) ministrado pela profa. Dra Vanessa Girotto Nery, em atendimento ao que foi solicitado pela Secretaria da Educação (curso de formação continuada para a rede). Neste curso, um dos temas fundamentais abordados referiu ao que tem se colocado como demanda e desafio educacional decorrente do surgimento do que muitos estudiosos denominam como Sociedade da Informação (CASTELLS, 1994). Assim, a partir de 2020, continuaremos com as formações nessa escola, realizando as atuações educativas de êxito em salas de aula; realizando rodas de terapia Comunitária com docentes e em outros momentos, com familiares e promovendo ciclo de debates em torno da temática do uso das tecnologias no contexto educacional.

Beneficiário
professores e demais profissionais da educação da rede pública e famílias do entorno da escola; crianças; voluntários(as)