HORTICULTURA SOCIAL E TERAPÊUTICA APLICADO A REALIDADE DO IDOSO

Apresentação
O presente projeto vem ampliar as atividades de Agroecologia na Universidade Federal de Alfenas, trazendo desta vez uma interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade de idosos da cidade. Pretende-se trabalhar com um modelo de produção sustentável e promover a Educação ambiental, a Segurança Alimentar e Nutricional de todos os envolvidos. A integração da comunidade idosa, agrega a esse projeto uma interação entre gerações e transferência de conhecimentos, assim como irá trazer para os idoso uma sensação de serem autossuficientes e necessários novamente. Além disso as hortas comunitárias são capazes de trazer uma maior interação para as comunidades, além do senso de partilha aliado ao aumento do bem-estar ao se produzir o próprio alimento de qualidade

Objetivos
Construção de uma horta comunitária seguindo os princípios da Permacultura e Agroecologia; Promover a integração da comunidade de idosos da cidade de Alfenas; Fazer o aproveitamento de espaços ociosos, gerando o bem-estar dos envolvidos; Promover oficinas de capacitação em Agroecologia, Educação Ambiental; Incentivar o consumo de alimentos regionais e de Plantas Alimentícias não Convencionais, valorizando a cultura alimentar; Envolver alunos de diferentes cursos na execução do projeto; Incentivar os professores da UNIFAL a adotarem o espaço da horta para desenvolvimento de ações pedagógicas, por meio da multiplicidade de temas correlacionados à grade curricular.

Justificativa
Os problemas ambientais são cada vez mais intensificados, principalmente devido a intervenção antrópica, desta forma a educação ambiental se torna de extrema importância, afim de se conscientizar a população a respeito. Conforme a Lei nº 9.795 da Constituição Federal, de 27 de Abril de 1999, a educação ambiental é o processo no qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem como do uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Diante disso, a horta comunitária se mostra uma excelente alternativa parta se alcançar tal objetivo. Nas hortas comunitárias além de se estimular a educação ambiental e uma melhor alimentação, é um local que torna possível troca de saberes entre os envolvidos em seu cultivo (MORITZ; DA COSTA, 2018). A inserção de idosos a este tipo de projeto, garante, ainda, a transmissão do conhecimento entre gerações, unindo conhecimento advindo de saberes populares com aqueles desenvolvidos através do conhecimento científico, permitindo ao idoso reconhecer o seu conhecimento adquirido com a vivencia e experiência, e incentivando a busca por novos conhecimentos (SCORTEGAGNA, SCORTEGAGNA e DA SILVA OLIVEIRA, 2020). Pensando ainda na passagem de conhecimentos, as hortas comunitárias proporcionam o prazer e o gosto de plantar, tornando o cultivo uma ocupação e terapia (Monteiro e Mendonça, 2004), sendo uma opção de lazer que contribui para o estilo de vida, favorecendo a saúde através de uma nova educação alimentar, com a inserção de alimentos orgânicos e estimulo do consumo de Plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

Beneficiário
Idosos da cidade de Alfenas, Minas Gerais; acadêmicos e funcionários da UNIFAL envolvidos e demais interessados. Estima-se 300 pessoas diretas, além do fluxo informacional indireto.