DIÁLOGOS: LINGUAGENS, LITERATURAS E CULTURAS

Apresentação
O programa de extensão “Diálogos: linguagens, literaturas e culturas” tem como objetivo promover oportunidades de diálogo a partir da proposição de reflexões críticas sobre linguagens, culturas e produções artísticas em diferentes espaços socioculturais, tanto dentro quanto fora dos muros da Unifal de modo a criar espaços de interação e interfaces de diálogo entre diferentes esferas da sociedade. Dentre as ações estão previstas rodas de conversa, clubes de leitura, jornadas literárias, oficinas de escrita criativa e cursos de línguas estrangeiras, coordenadas e conduzidas por professoras e alunes da Unifal, contando, ao longo do ano de 2020, com a colaboração de bolsistas americanas do programa Fulbright que estão na nossa universidade atuando junto às docentes de Língua Inglesa e suas Literaturas. Esperamos que os espaços de diálogo que tentaremos promover se desdobrem em mais oportunidades de reflexão, pensamento crítico e respeito a diferentes saberes, experiências e formas de vida.

Objetivos
1 - Fomentar o contato com línguas estrangeiras a partir do desenvolvimento de projetos e eventos pautados pela interculturalidade e pela proposição de práticas cidadãs; 2 - Promover o ensino de línguas estrangeiras associado à realização de atividades artístico-culturais, a fim de formar cidadãos críticos preparados para intervenções socialmente qualificadas no mercado de trabalho e em outros espaços de interação; 3 - Encorajar membros da comunidade acadêmica e da comunidade externa à produção artística a partir de interlocuções com tradições artísticas diversas; 4 - Estimular práticas de leitura segundo o perfil dos grupos com os quais cada ação do programa trabalhará, tendo em vista a constituição de comunidades de leitores em espaços pertencentes à universidade e à comunidade em seu entorno; 5 - Estimular práticas de escrita segundo o perfil dos grupos com os quais cada ação do programa trabalhará, tendo em vista a constituição de pólos produtores de conhecimento em espaços pertencentes à universidade e à comunidade em seu entorno; 6 - Criar espaços múltiplos de trocas de saberes acadêmicos e não acadêmicos relacionados à tríade linguagens, literatura e cultura; 7 - Produzir pesquisa, reflexão e diálogo acadêmico a partir das ações propostas pelo programa.

Justificativa
Este Programa foi concebido a partir de duas preocupações atuais: a primeira, de promover a circulação da produção artística, literária e visual, brasileira e mundial, questionando a concepção da arte como algo necessariamente distante do dia a dia das pessoas e que só pode ocorrer em lugares previamente autorizados, como museus e teatros. Essa concepção exclui a população, de uma forma geral, do papel de produtores de arte e, consequentemente, de consumidores, o que reforça também um discurso recorrente sobre a inutilidade das áreas de conhecimento das Letras, Artes e Ciências Humanas em uma sociedade que, cada vez mais, pensa somente em retorno como lucro. A segunda preocupação está relacionada ao aumento da intolerância e da violência para com o outro demonstrado pelos crescentes casos de ataques às minorias como mulheres, LGBTQs, negros, indígenas, (i)migrantes, idosos, presidiários, entre outros grupos que ocupam espaços marginalizados na sociedade. Acreditamos que esse problema seja resultado de um processo de apagamento e desumanização do outro, o qual destrói a possibilidade de empatia e impede a compreensão de outras experiências. A partir desse cenário, defendemos que é responsabilidade social da Universidade, enquanto espaço de reflexão, produção de saberes e formação profissional e humanística, propiciar à comunidade oportunidades para a desconstrução de preconceitos e para fomentar uma relação mais aberta e tolerante com a sociedade, contribuindo, dessa forma, para sua formação cidadã. O contato, a análise e a interação com culturas variadas e suas expressões artísticas são formas privilegiadas de promover entendimento, respeito e afeto para com o outro. Este Programa propõe o trabalho com uma multiplicidade de vivências em termos de raça, gênero, etnia, classe social e geração, buscando promover o diálogo com outras culturas, tanto brasileira quanto de outros países, e suas línguas, produções literárias.

Beneficiário
Servidores e discentes da Unifal, alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade, estudantes da Escola Estadual Judith Vianna e internos do presídio de Alfenas. Vale destacar que outras parcerias poderão ser firmadas conforme interesses e necessidades da comunidade acadêmica e da comunidade externa.