METODOLOGIA COMUNICATIVA E SUAS IMPLICAÇÕES

Apresentação
O Ateliê XXI trata-se de um ciclo de debates que abordará a temática da “Fluência tecnológica e pedagógica de docentes para apropriação de recursos e ambientes educacionais que tem com base material as Tecnologias e Midias Digitais da Internet – TMDI. Este ciclo de debates visa atender a demanda e interesse social pela qualificação de professores da educação básica e do ensino superior, assim como licenciandos e demais profissionais que atuam no campo educacional.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
No meio educacional há uma tendência em se compreender que o uso das TD na educação deveria levar à inclusão, neste contexto, de novas formas de interação, sociabilização, comunicação e de relação com o saber e com os tempos sociais, tendo como propósitos “[...] ensinar e aprender a participar eficazmente de práticas sociais e culturais de uma ou de outra maneira mediadas pelas tecnologias digitais.” (COLL & MORRENEO, 2010, p. 307). Essa síntese pode ser identificada como uma concepção do uso das TD na educação que tem predominado no discurso dos diferentes grupos sociais que atuam no desenvolvimento de pesquisas, de políticas e da gestão na Educação. Exemplos dessa predominância podem ser encontrados em estudos e documentos que vêm abordando o tema, desde o final dos anos de 1990 (DELORS et al., 1996;MERCADO, 2009; SOTO, MAYRINK & GREGORIM, 2009; PRETTO & SILVEIRA, 2013; OHNSON et al., 2013, 2014a, 2014b, 2015). Entretanto, encontram-se também estudos, desse mesmo período, que revelam a existência de uma relação problemática entre a forma como os docentes têm se apropriado educacionalmente das TD e a forma como o uso educacional dessas tecnologias vem sendo predominantemente compreendida, no meio educacional e na sociedade de modo geral (HARRIS, 1999; MASETTO, 2003; KENSKI, 2007; BARAN, CORREIA & THOMPSON, 2011; COX, 2013). Assim, o uso que os docentes fazem das TD em seu cotidiano de ensino é um tema que revela a existência de uma problemática atual e relevante: a tensão e os conflitos que se estabelecem entre a forma como os diferentes grupos sociais, que atuam no meio educacional, idealizam ou potencializam o uso das TD na Educação Superior e o uso que os docentes realizam dessas tecnologias em seu cotidiano de ensino, nesse nível educacional. Desta forma, defendemos a relevância deste ciclo de debates pelo fato dele contribuir com os docentes que atuam na educação básica e superior na superação desta relação problemática entre o que se impõem como tendenciosidades politicas no uso das TD na educação e o que eles concebem e vivenciam como apropriação educacional destas tecnologias em seus cotidianos de ensino.

Beneficiário
Docentes da educação básica e superior, alunos de licenciatura e demais profissionais que atuam no campo educacional.