SAÚDE DOS OSSOS: O COMBATE A OSTEOPOROSE

Apresentação
A osteoporose é considerada uma importante questão de saúde pública mundial devido a sua alta prevalência, em função dos seus efeitos devastadores na saúde física e psicossocial, e dos grandes prejuízos financeiros. Alguns programas educativos têm surgido no sentido de orientar os participantes em nível de prevenção e auxiliá-los no tratamento.O Dia Mundial de Combate à Osteoporose, comemorado em 20 de outubro, é uma campanha anual dedicada à conscientização global para prevenção, diagnóstico e tratamento da osteoporose. Objetiva-se, através desse projeto de extensão, a disseminação da temática Osteoporose entre a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e entre a sociedade de forma geral. Propõe-se realizar a campanha de conscientização sobre a osteoporose, com distribuição de material elaborado pela Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporosis Foundation – IOF), que objetiva informar a população sobre essa patologia prevalente e muitas vezes desconhecida.

Objetivos
Contribuir para a disseminação da temática da osteoporose entre a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG por meio do projeto de extensão "Saúde dos ossos: o combate a osteoporose"; contribuir para a disseminação da temática entre a sociedade por meio dos eventos a serem realizados (campanha no dia 20 de outubro); contribuir para o desenvolvimento profissional de alunos do curso de graduação de medicina da UNIFAL-MG, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação e capacidade de abordagem da patologia em questão.

Justificativa
Capacitar a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e orientar a população sobre uma doença silenciosa, muito prevalente, com graves repercussões se não identificada.

Beneficiário
Comunidade acadêmica e sociedade.