MÁSCARAS QUE ABRAÇAM

Apresentação
O difícil momento que estamos vivendo a nível mundial devido a pandemia do novo coronavírus não nos permite ser meros expectadores na história. A Universidade hoje mais do que nunca assume seu papel fundamental junto a comunidade. Assim, somando esforços nessa luta um grupo de docentes, graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em parceria com costureiras voluntárias do Município de Alfenas MG, se organizou criando o projeto "Máscaras que Abraçam" o qual busca a confecção de máscaras de tecido reutilizáveis para doação. A produção busca atender demandas do Hospital Santa Casa de Alfenas, entidades de assistência a grupos de risco, famílias de baixa renda dentre outros.

Objetivos
Sensibilização e transformação de hábitos através das mídias eletrônicas, onde a construção do conhecimento possa ser pautada no dialogo universidade-sociedade, redes de conversa que se utilizarão das mídias eletrônicas, redes sociais, grupos de whatsapp os quais em conjunto possam contribuir para a diminuição do índice de disseminação e da taxa de letalidade dessa pandemia. Promover a troca de saberes sobre o impacto do comportamento da população no agravamento dessa problemática, estimular ações que minimizem os danos e promover diálogos entre os envolvidos buscando permitir a ambos contornar as dificuldades e solidão do período de distanciamento social. Buscamos propiciar mesmo que minimamente melhor qualidade de vida, menor impacto psicológicos a todos os componentes da equipe, por meio da convivência diária pelos grupos de whatsapp, sendo presença quando estes não podem estar perto dos seus entes queridos. Utilizando-se das redes sociais e grupos de whatsapp colocaremos nossos estudantes e voluntários em diálogos fora do ambiente universitário, desenvolvendo atividades que promovam a troca de conhecimento interdisciplinar e constante. Paralelamente, pretende-se na interação Universidade/Sociedade, uma trabalhar a temática do Coronavírus sob seus diferentes aspectos científico, econômico e social, refletindo as principais alternativas que minimizam seus impactos. Espera-se ainda contribuir com a prevenção e menor disseminação dessa pandemia, tendo a relação Universidade como base importante na geração de uma sociedade melhor.

Justificativa
Orientações da Organização Mundial da Saúde seguidas também Ministérios da Saúde no Brasil, apontam para os benefícios do uso das máscaras de proteção para combater a disseminação do novo coronavírus (COVID-19). Diante dessa procura por equipamentos de proteção individual,as máscaras cirúrgicas descartáveis tornaram-se escassas e as fabricadas em tecido e reutilizáveis uma alternativa satisfatória. Assim, seguindo as orientações da OMS na fabricação e buscando contribuir com ações de combate a pandemia esse projeto busca a produção de máscaras de tecido para doação.

Beneficiário
Graduandos, pós-graduandos, docentes, técnicos administrativos, colaboradores, profissionais da saúde, entidades de assistência a grupos de risco e família com dificuldades financeiras.