TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA ONLINE

Apresentação
O projeto Terapia Comunitária Integrativa Online surgiu a partir do projeto PROSA EM RODA executado no Campus da Unifal-MG, Varginha do Programa Prosa Em Roda. Tem por metodologia a Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Com a suspensão das aulas em meio à pandemia pelo coronavírus a atividade será oferecida virtualmente por meio da plataforma ZOOM.

Objetivos
Promover uma troca de experiências de vida, contribuindo para que o participante possa redescobrir seus valores e potenciais; - Reforçar a autoestima individual e coletiva diante das diversidades das culturas, do saber fazer e das competências individuais e coletivas; - Promover a criação e fortalecimento de vínculos; - Estimular a comunidade através do diálogo e da reflexão a tomar iniciativas, tornando a comunidade responsável pela sua própria transformação; - Identificar os problemas apresentados pelos participantes e as estratégias de enfrentamento das situações de sofrimento; - Avaliar o impacto das rodas de TCI virtuais.

Justificativa
O projeto Terapia Comunitária Integrativa Online é um projeto de extensão que vai de encontro com a necessidade de estudantes, servidores e docentes da UNIFAL-MG, assim como da comunidade externa, de minimizar problemas relacionais e sociais, possibilitando encontrar respostas ou alívios para sofrimentos psíquicos, os quais poderão ser especialmente aflorados com o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, resultando na construção de relações mais solidárias e humanizadas. Visando a promoção da saúde, o projeto é baseado na metodologia da TCI, que por meio da criação de um espaço de fala e escuta, permite revelar situações problemas que caracterizam a realidade da comunidade envolvida, além da agregação de saberes. As dificuldades vivenciadas no cotidiano pelos participantes podem ser compartilhadas, bem como as estratégias de superação que foram desenvolvidas, tornando os participantes capazes de ressignificar os problemas e sofrimentos pela fala e escuta de experiências semelhantes. Como um espaço aberto para troca de experiências, ocorre o estabelecimento de uma rede de apoio solidária, surgindo uma terapia para a comunidade, favorecendo e fortalecendo a criação de vínculos.

Beneficiário
Estudantes, servidores e docentes dos campi da UNIFAL-MG, especialmente de Varginha, além da comunidade externa em geral.