DEBATES SOBRE A FORMAÇÃO DO BRASIL

Apresentação
O evento "Debates sobre a formação do Brasil" é voltado para promotores de justiça (ativos ou aposentados) do Ministério Público, visando contribuir na formação desses agentes. Nele, serão discutidas obras fundamentais sobre o processo de formação do Brasil e haverá o permanente esforço em refletir sobre o momento contemporâneo do país à luz dessas interpretações. A metodologia de trabalho é dialógica e as discussões serão precedidas pela leitura de obras dos seguintes autores: Caio Prado Júnior, Florestan Fernandes, Octávio Ianni, Werneck Sodré e Celso Furtado.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Vivemos um momento conturbado da história nacional, com ampliação do autoritarismo e dos conflitos entre instituições estatais e organizações sociais. Uma das instituições estatais permanentemente inserida nesses conflitos é o Ministério Público, considerado função essencial à justiça pela Constituição Federal de 1988. A despeito da importante função política exercida pelo Ministério Público, seus agentes são selecionados entre egressos dos cursos de Direito e não há formação específica em Ciências Sociais ou História em suas instituições. Nesse contexto, o evento pretende discutir, m encontros mensais por videoconferência, um sábado por mês, as seguintes obras: 1) "Formação Econômica do Brasil", de Caio Prado Júnior; 2) "A Revolução Burguesa no Brasil", de Florestal Fernandes; 3) "O ciclo da revolução burguesa" e "O colapso do populismo no Brasil", de Octávio Ianni; 4) "Formação Histórica do Brasil", de Nelson Werneck Sodré; 5) "Formação Econômica do Brasil", de Celso Furtado.

Beneficiário
O curso se destina a promotores de justiça (ativos ou aposentados) do Ministério Público de São Paulo, em número mínimo de 2 pessoas e máximo de 5 pessoas, de modo a permitir um aprofundamento individualizado do processo de formação.