A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE DAS GESTANTES NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL - “CAPACITAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NO ATENDIMENTO ÀS GESTANTES”

Apresentação
O curso A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE DAS GESTANTES NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL - “Capacitação do Cirurgião-Dentista no Atendimento às Gestantes” é uma atividade de extensão com o objetivo de orientar e capacitar os cirurgiões-dentistas que atendem nos serviços públicos das cidades que abrangem a Regional de Saúde do município de Alfenas. Objetiva-se com o curso que os cirurgiões-dentistas estejam aptos quanto ao tratamento odontológico, seja ele preventivo e/ou curativo, de gestantes bem como ao conhecimento sobre necessidade de quando, como e para onde encaminhar o atendimento. Este curso será realizado em ambiente virtual e é composto por cinco encontros síncronos. A cada encontro, palestrantes convidados irão abordar assuntos como “Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no estado de Minas Gerais; Organização do processo de trabalho e o cuidado em saúde bucal em gestantes e puérperas; O Programa Previne Brasil e a qualificação dos indicadores relacionados à gestação; Caderneta da gestante; Classificação do risco gestacional; Alterações decorrentes da gestação; A Rede Cegonha e a linha de cuidado materno-infantil; Mitos e tabus; Doenças orais mais frequentes em gestantes e puérperas; Educação em saúde bucal e geral no pré-natal e puerpério; Cuidados odontológicos no pré-natal e no puerpério; Prescrição medicamentosa à gestante e puérpera (anestésicos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos); Exames radiográficos na gestação; Fluorterapia;Atendimento odontológico durante a pandemia COVID-19; Os primeiros 1000 dias de vida do bebê; Educação em saúde bucal ao bebê. Além disso, será proposto atividades assíncronas para que os profissionais possam melhor assimilar o conteúdo proposto pelo curso. Os profissionais envolvidos são convidados a participar do curso e a elucidar suas dúvidas mediante o atendimento de pacientes gestantes.

Objetivos
Treinar e capacitar os discentes graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Justificativa
De acordo com os dados apresentados pela Secretaria Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, o atendimento odontológico de gestantes em todas as cidades que englobam essa regional ainda é escasso. A ausência do cuidado odontológico de mulheres no período gestacional, devido a dúvidas e medos ainda presentes nos profissionais, prejudica a inserção desses pacientes no atendimento integral. Portanto, a execução deste curso justifica-se a fim de implantar uma estratégia de ensino na área da saúde bucal de mulheres grávidas e puérperas, no intuito de fornecer cuidado odontológico adequado a gestantes e às suas futuras crianças.

Beneficiário
Cirurgiões-dentistas que atendem no SUS da SRS de Alfenas e discentes do curso de Odontologia da UNIFAL-MG.