OFICINA DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ATENDIMENTO A PESSOAS COM SEQUELAS NEUROLÓGICAS

Apresentação
Devido ao aumento de incidência de doenças crônicas não transmissíveis na população e seus agravos, se vê a necessidade de fortalecer estratégias para consolidação de redes de apoio, que devem ter a participação do cuidador familiar e da equipe multidisciplinar. Este evento é oferecido para acadêmicos de enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia que fazem parte do Projeto de Extensão Renascer, o que contribui para a melhor formação dos mesmos e os instrumentaliza para o atendimento em situações Primeiros Socorros no domicílio a pessoas com sequelas neurológicas e para orientação aos cuidadores e familiares. A Oficina será realizada no modo presencial, apenas aos participantes do Projeto Renascer, com objetivo de capacitação para posterior repasse aos cuidadores.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Justifica-se este evento pela importância de instrumentalizar os acadêmicos de cursos da área da saúde em formação para o atendimento em situações de Primeiros Socorros a pessoas com sequelas neurológicas e orientação a seus cuidadores e familiares. Em um estudo realizado com diferentes profissionais da área da saúde já formados, buscou-se questionar a experiência dos mesmos em relação aos cuidados prestados a pessoas com sequelas neurológicas, sendo observado que muitos tinham dúvidas e dificuldades na prestação de assistência a esses pacientes (NEVES et al., 2004). Ressalta-se ainda que é comum ocorrer com essa clientela situações de engasgo, aspiração de líquido ou alimentos, quedas, parada cardiorrespiratória entre outras que demandam emergência nos Primeiros Socorros de forma segura e correta. Para tanto, na busca para solucionar as dificuldades é que se deve integrar saberes nas diferentes competências para que se possa construir estratégias em benefício de uma assistência qualificada a essa população (BONARDI; SOUZA; MORAES, 2007). Justifica-se que este evento é interno aos participantes do Projeto Renascer, como parte de sua Capacitação, portanto, não receberão certificação. A certificação é para os ministrantes, Comissão organizadora e Coordenadores.

Beneficiário
Acadêmicos da área da saúde que integram o Projeto de Extensão Renascer, os quais serão instrumentalizados com a capacitação para posterior aplicabilidade nas orientações dadas aos cuidadores e familiares das pessoas com sequelas neurológicas, às quais oferecem atendimento domiciliar.