CURSO PRÁTICO DE COMPOSTAGEM: MÉTODO DE LEIRA ESTÁTICA COM AERAÇÃO PASSIVA

Apresentação
A compostagem de resíduos sólidos orgânicos é uma demanda regulatória estabelecida no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (2010), e que estabelece a destinação de resíduos sólidos orgânicos (RSOs) para sistemas de compostagem. O projeto de extensão Decompondo vem realizando atividades de compostagem desde 2015, e atualmente encontra-se em atividade no Jardim Botânico de Poços de Caldas. Este curso visa implementar um pátio de compostagem no viveiro municipal de plantas e flores da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, bem como treinar seus funcionários em aspectos teóricos e práticos do método de compostagem empregado pelo projeto.

Objetivos
- problematizar a gestão de resíduos sólidos orgânicos (impactos sócio-ambientais); - apresentar o método UFSC de compostagem como tecnologia social; - desenvolver conhecimentos teóricos e práticos a respeito do método; - compreender as aplicações do método; - implementar um pátio de compostagem dentro do viveiro municipal de plantas e flores; - produzir composto orgânico sólido e líquido para o viveiro; - estimular a replicação do método nas residências dos funcionários; - estimular o fracionamento dos resíduos sólidos produzidos nas residências dos funcionários;

Justificativa
A gestão de resíduos sólidos é um problema grave e crescente em qualquer cidade, por uma série de motivos: coleta onerosa, local de descarte, exigências e multas dos órgãos ambientais, resistência das pequenas vizinhas às grandes cidades em ceder terrenos para novos aterros sanitários, catação por pessoas carentes, proliferação de ratos, insetos, doenças, etc. Ainda que haja iniciativas majoritariamente voltadas para a gestão de resíduos sólidos secos, a gestão de sólidos orgânicos (RSO) ainda encontra resistência para efetiva implementação. Esta fração dos resíduos ainda é frequentemente destinada de forma inadequada em uma quantidade significativa e preocupante, sem que haja um destino apropriado, acarretando em risco ambiental e social. Uma das destinações possíveis aos RSOs é a compostagem, que conta com uma diversidade de métodos. O produto principal da compostagem é um composto orgânico sólido e/ou líquido, utilizado geralmente em atividades de jardinagem e/ou horticultura. Neste sentido, o curso justifica-se ao considerarmos a necessidade de replicação de tecnologias sociais eficientes e de baixo custo, e que impactam sobre a gestão de resíduos sólidos orgânicos. Outro fator, de ordem econômica, é a redução nos gastos com insumo (composto orgânico) na rotina do viveiro de mudas. O projetos se apresenta como potencial de auto suficiência na utilização deste insumo, caso a implementação seja expandida.

Beneficiário
Funcionários do viveiro municipal plantas e flores da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.