LITERANDO - PROJETO DE LEITURA DA UNIFAL-MG

Apresentação
O presente projeto tem como intuito oferecer espaços de discussão para alunos que se propuserem a ler obras (a serem escolhidas pelos participantes), constituindo assim um momento de troca intelectual e outros tipos de interação que contribuem para o desenvolvimento integral dos participantes.

Objetivos
- Contribuir, por meio do projeto, para a construção de um pensamento crítico dos acadêmicos. - Expandir o conhecimento e ampliar o vocabulário dos alunos por meio da leitura e discussões de textos. - Favorecer aos alunos uma habilidade de retórica por meio da leitura. - Auxiliar os alunos na dificuldade de interpretação e compreensão de textos, por meio da leitura e troca de saberes coletivo. - Contribuir para uma formação social e uma identidade profissional.

Justificativa
A leitura contribui na construção da identidade do sujeito, por meio dela as pessoas são capazes de obter um pensamento crítico, colocar ideias e sentimentos em consonância consigo mesmo e com os outros. Para um sujeito contemporâneo, ler, além de, favorecer o aprendizado e crescimento social, também auxilia a manter-se informado dos fatos e noticiais, para assim definir objetivos profissionais precisos, garantir o sucesso pessoal, desenvolver o próprio conhecimento e experimentar situações de prazer. (OLIVEIRA, 2013). Levando em consideração os benefícios que a leitura proporciona para o sujeito e que, segundo Silva e seus colaboradores (2017), a falta de hábito de leitura pode acarretar problemas de compreensão de textos entre estudantes, problemas os quais se projetam na vida acadêmica e no futuro profissional, se torna indispensável um projeto de leitura na Universidade. Uma vez que, na educação superior é comum encontrar alunos com formações deficitárias, como conhecimentos gerais e linguísticos limitados, a leitura irá promover a ampliação de conhecimento para o aluno além de, contribuir para a sua formação pessoal e profissional. Assim, um projeto de leitura com o propósito de ofertar ao universitário uma oportunidade de criar hábitos de ler, obter pensamento crítico, retórica e autonomia da fala, irá contribuir para o aluno uma formação acadêmica de qualidade, concomitantemente, um sucesso profissional. Assim. buscará se desenvolver durante o ano de 2021, espaços para discussões de leitura entre a comunidade acadêmica da Unifal e possíveis membros externos.

Beneficiário
Docentes, discentes e profissionais da Unifal, indivíduos da população interessados na proposta de leitura que o projeto oferta.