FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO

Apresentação
A profissão docente exige do professor reflexão contínua, estudando diversas teorias, repensando a prática docente, refletindo sobre seu papel na comunidade em que sua escola está inserida, observando seus aprendizes, adaptando suas aulas às necessidades destes. Para isso é necessário que este professor tenha condições de trabalhar com metodologias diferenciadas, inclusive utilizando ferramentas diversificadas para a preparação do material didático que irá utilizar em suas aulas. Assim, se faz necessário que sejam ofertados cursos, minicursos, oficinas, palestras, entre outros eventos, que possibilitem essas condições ao professor em formação ou para sua formação continuada. Além disso, nestes eventos os professores poderão compartilhar seus conhecimentos com outros professores, discutindo os resultados de projetos desenvolvidos nas escolas onde atuam.

Objetivos
• Discutir sobre tendências de ensino de Matemática diferenciadas; • Ampliar o conhecimento referente à processos didático-pedagógicos em relação à Matemática; • Utilizar softwares de Geometria Dinâmica; • Incorporar na prática pedagógica a utilização de softwares de Geometria Dinâmica; • Compartilhar os resultados, tanto positivos quanto negativos, de projetos didáticos que estão sendo realizados em escolas da rede de ensino básico; • Elaborar materiais didáticos como  Cadernos de acompanhamento para aulas de Matemática;  Roteiro de atividades para uso de tecnologia informática nas aulas de Matemática;  Roteiro de atividades com o uso de jogos didáticos, bem como o jogo desenvolvido;  Animações didáticas;  Relatos de experiência, com as impressões sobre as atividades desenvolvidas; • Estreitar o contato entre os professores que ensinam Matemática, na educação básica, com professores universitários e professores em formação (discentes do curso de Matemática-Licenciatura); • Vivenciar práticas pedagógicas diferenciadas e vislumbrar novas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

Justificativa
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional da Educação (PNE) que definem os princípios e diretrizes comuns no que compete a formação continuada do professor, há uma defesa da melhoria do ensino como decorrência da qualificação docente. Esses documentos evidenciam a necessidade deste processo estar vinculado às necessidades da sociedade contemporânea. Com o documento orientador da Rede Nacional de Formação Continuada, intensificou-se a constituição de um sistema de formação continuada, que visa articular MEC, sistemas de ensino e universidades, estreitando assim, o diálogo entre instituições mantenedoras e formadoras. Também houve uma alteração nas abordagens, de cunho epistemológico, buscando o desenvolvimento de uma concepção de formação continuada como um processo crítico-reflexivo sobre o fazer docente (SANTOS, 2011). Entretanto tais ações não resultaram, na prática, na valorização do magistério nem às condições adequadas de trabalho. Esta ação configura-se como um espaço de formação docente para o enfrentamento de questões cotidianas nas escolas, considerando as experiências docentes e seus modos de fazer, buscando compreender como circulam as práticas, os conhecimentos e as mediações pedagógicas em sala de aula, compartilhando as experiências dos projetos desenvolvidas nas escolas. Aprimorando e fortalecendo a identidade profissional docente, discutindo novas tendências para o ensino e contribuindo para a construção do professor histórico-crítico, que utiliza diversas ferramentas para conseguir atingir seus alunos, para que estes se tornem protagonistas na construção de seu conhecimento. Nesse processo, tanto os professores da rede básica de ensino quanto os professores em formação ganham, ao refletir tanto sobre as tendências, quanto com as intervenções e com os resultados destas. Além de tudo, isso os participantes serão incentivados a escrever sobre as experiências obtidas com a realização de algumas ações, na forma de relatos de experiência e de artigos, visando seu envio para congressos e conferências da área de Ensino de Matemática e também para revistas especializadas em Extensão Universitária ou Ensino de Matemática. Assim esta proposta se justifica pelo caráter formativo e difusor de conhecimento.

Beneficiário
Alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIFAL-MG e professores de Matemática e alunos da rede pública de ensino de Alfenas-MG.