PROGRAMA DE ACOLHIMENTO DA ENGENHARIA QUÍMICA – PAEQ

Apresentação
O Programa de Acolhimento da Engenharia Química – PAEQ surgiu da necessidade do Curso de Engenharia Química, da UNIFAL-MG, em estruturar ações e estratégias que balizem a implementação de políticas de acolhimento e nivelamento aos seus estudantes, além de suprir as necessidades pregressas do curso, como mais integração e interação entre a comunidade acadêmica, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia. A equipe de acolhimento será a instância responsável por promover a motivação e adaptação dos estudantes, para que se possa alcançar o engajamento e efetivar o acompanhamento dos estudantes, no sentido de levá-los a uma formação humana, autônoma e consciente. A comunidade externa participará da ação por meio de encontros, palestras com presença de egressos do curso, profissionais como psicólogos, profissionais de empresas e da área da saúde em geral.

Objetivos
O PAEQ tem como objetivo proporcionar oportunidades de integração e acolhimento dos estudantes com os diferentes setores da comunidade acadêmica e externa, motivando-os e adaptando-os aos processos, visando o engajamento e acompanhamento dos estudantes, proporcionando, assim, uma formação humana, autônoma e consciente para superação dos desafios dos meios acadêmico e social.

Justificativa
O PAEQ prevê ações integradas entre estudantes veteranos, estudantes ingressantes, docentes, Assessoria Pedagógica, programas da UNIFAL-MG, Centros Acadêmicos e Empresas Juniores, com objetivo de construir canais de conexão efetivos e permanentes com a gestão do curso. Essa integração visa disponibilizar ambiente acolhedor e favorável de adaptação dos discentes ao curso de Engenharia Química e demais cursos de graduação do ICT, auxiliar na divulgação científica e nas escolhas de itinerário formativo e contribuir com a permanência estudantil na Universidade. A participação da comunidade externa se dará nos encontros que contarão com egressos, profissionais da indústria e da área de saúde, contribuindo para a formação e acolhimento dos ingressantes na universidade.

Beneficiário
Estudantes do curso de engenharia química e demais cursos de graduação do ICT da Unifal -MG. Os encontros serão abertos ao público e poderão contar com a participação da comunidade externa, estudantes de outras instituições e escolas do município e região.