PRODUÇÃO DE JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

Apresentação
Os conceitos básicos das áreas de genética e biologia molecular são abstratos e muitas vezes de difícil compreensão pelos alunos, especialmente alunos do ensino médio e alunos nos primeiros anos de cursos universitários na área biológica. Para facilitar o entendimento e ajudar na fixação destes conceitos, propomos o desenvolvimento de jogos e modelos didáticos que tratem dos conceitos básicos de diversos processos biológicos no nível molecular.

Objetivos
(1) Desenvolver modelos didáticos que facilitem a visualização de conceitos abstratos das disciplinas de genética e biologia molecular. (2) Desenvolver jogos que ajudem na fixação destes conceitos. (3) Envolver os alunos dos cursos de graduação da UNIFAL na produção destes jogos e modelos e na interação com a comunidade de Alfenas. (4) Retornar à sociedade de Alfenas o conhecimento adquirido na UNIFAL pelos alunos de graduação.

Justificativa
A necessidade de um estreitamento entre as relações entre Universidade e comunidade é reconhecida pelos membros acadêmicos. Muitas iniciativas têm sido propostas nesta direção, no entanto, ainda há um longo caminho para ser percorrido. Neste sentido, este projeto se propõem a (1) contribuir com o aprendizado dos alunos da própria UNIFAL; (2) despertar o interesse dos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares de Alfenas; (3) despertar nos alunos participantes deste projeto o sentimento de responsabilidade em retornar à própria comunidade universitária e à comunidade de Alfenas o conhecimento adquirido na UNIFAL. Acreditamos que este exercício de contato com os alunos e com a comunidade durante o processo de formação dos alunos participantes contribuirá para que tenham interesse em desenvolver atividades que beneficiem mais diretamente a comunidade quando atuarem profissionalmente. Desta forma, ambos os componentes desta ação serão beneficiados: os alunos da UNIFAL e da comunidade de Alfenas irão se beneficiar das atividades didáticas desenvolvidas neste projeto e os alunos participantes do desenvolvimento deste projeto terão a experiência de sintetizar e transmitir conceitos elaborados ao atuar como tutores. Assim, conscientes do papel da UNIFAL em retornar à comunidade de Alfenas o conhecimento adquirido pelos alunos de graduação, propomos a elaboração de material didático que facilite o aprendizado de conceitos básicos e que atraia o interesse de alunos do ensino básico para o estudo das ciências biológicas.

Beneficiário
Alunos da UNIFAL e do ensino médio de escolas públicas e particulares de Alfenas.