ENSINANDO ALÉM DA VIDA

Apresentação
O Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Alfenas participa de forma direta da formação e habilitação de profissionais envolvidos em todos os cursos da saúde de nossa Instituição. Sempre prezamos pela excelência do ensino e, embora saibamos e entendemos a amplitude tecnológica para uso educacional, o uso de cadáveres humanos para a formação didática de nossos alunos é imprescindível e fundamental, não devendo ser ignorada ou esquecida, uma vez que prognósticos, diagnósticos, intervenções cirúrgicas e terapêuticas devem ser corretamente executados e interpretados. O projeto Ensinando além da vida tem como principal objetivo a conscientização da população, acadêmica e extra-acadêmica, da necessidade do cadáver humano nos laboratórios de Anatomia cuja melhor solução é a doação de corpos para o ensino e pesquisa, da mesma forma como é feita a doação de órgãos e tecidos.

Objetivos
1- Conscientizar a comunidade de Alfenas e região da necessidade do uso de cadáveres humanos para o ensino e pesquisa em Anatomia, e da grande dificuldade na obtenção pela legislação vigente. 2- Conscientizar quanto à doação de corpos bem como de ossadas para os laboratórios de Anatomia, minimizando a escassez de cadáveres para estudo e, naturalmente, contribuindo para a melhor formação de todos os profissionais da saúde. 3- Dar conhecimento a sociedade da lei aprovada junto a câmara dos vereadores de Alfenas que dispões sobre a destinação de cadáveres, ossadas não reclamados, para fins de estudo ou pesquisa científica às IES que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Alfenas (Lei n4.686, de 6 de julho de 2016). 3- Estabelecer um programa “permanente” de doação de corpos na Universidade Federal de Alfenas.

Justificativa
O Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Alfenas participa de forma direta da formação e habilitação de profissionais envolvidos em todos os cursos da saúde de nossa Instituição. Sempre prezamos pela excelência do ensino e, embora saibamos e entendemos a amplitude tecnológica para uso educacional, o uso de cadáveres humanos para a formação didática de nossos alunos é imprescindível e fundamental, não devendo ser ignorada ou esquecida, uma vez que prognósticos, diagnósticos, intervenções cirúrgicas e terapêuticas devem ser corretamente executados e interpretados. No entanto, o material humano para estudo, está cada vez mais raro fato este que compromete fortemente a qualidade do ensino que vem sendo oferecido. Desta forma, como já é realizado no Brasil e em outros países há vários anos, vamos promover campanhas para doação voluntária do corpo para o estudo em Anatomia, para que possamos continuar formando profissionais com elevado grau de conhecimento da Anatomia Humana para melhor atuação profissional em toda nossa sociedade.

Beneficiário
Todos os atuais e futuros estudantes de todos os cursos da área de saúde e a comunidade de forma geral, uma vez que a qualidade do ensino será exponencialmente melhorada.