REPASSA - REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Apresentação
O Projeto REPASSA - Rede de Promoção da Saúde consiste numa ação de extensão voltada à realização de grupos de convivência com a população local, no ambulatório e laboratórios da Faculdade de Nutrição e salas de aula da UNIFAL-MG, com encontros semanais mediados por discentes dos cursos da área da saúde da UNIFAL-MG, a fim de criar um ambiente de socialização, aprendizagem e partilha de saberes populares e conhecimentos científicos para a promoção da saúde. Serão criados, no mínimo dois grupos, visando atender indivíduos com diagnóstico de diabetes ou pré-diabéticos; hipertensão arterial e obesos, que serão encaminhados pela equipe de execução do Projeto Florescer, ação de extensão que realiza atendimentos nutricionais gratuitos à população local. Além disso, pretende-se também, criar um ambiente virtual de aprendizagem no Moodle, para contribuir com a formação em educação à saúde aos discentes e população local.

Objetivos
Criar grupos de convivência, com atividades semanais, realizadas na UNIFAL-MG e voltados à comunidade local e encaminhada a partir do Projeto de Extensão Florescer, para o enfrentamento de doenças crônicas não-transmissíveis; Criar no Moodle, um ambiente de formação para o enfrentamento de doenças crônicas não-transmissíveis, a saber: diabetes, hipertensão arterial e obesidade, para discentes e comunidade local; Contribuir com a redução de sintomas e marcadores clínicos das doenças crônicas mencionadas anteriormente; Contribuir com a formação humana e acadêmica de discentes dos cursos da saúde da UNIFAL-MG.

Justificativa
A educação em saúde a partir de atividades em grupo é uma prática de baixo custo operacional, com elevado potencial de ação. A prática possui ampla abrangência, além de resultados positivos aos envolvidos. Além disso, a UNIFAL-MG possui um Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), que atualmente encontra-se pouco utilizado pela comunidade universitária, em especial por atividades de Extensão do Ensino Superior. A presente proposta, pretende unir ações presenciais e à distância, visando a utilização dos recursos institucionais disponíveis, para ampliar o alcance de suas ações.

Beneficiário
Comunidade local, em especial aqueles com diagnóstico de diabetes, hipertensão arterial e obesidade que participarão dos grupos presenciais; participantes nas ações criadas no Moodle, incluindo, discentes e comunidade local.