REABILITAÇÃO FUNCIONAL E ESTÉTICA EM PACIENTES COM DISTÚRBIOS OCLUSAIS E DESGASTES DENTAIS

Apresentação
O presente projeto de extensão tem como objetivo aprimorar os conhecimentos e apresentação inovações teóricas e na prática clínica e laboratorial em Oclusão, DTM e Odontologia Restauradora com metodologias teóricas interativas e expositivas, práticas em laboratório e atendimento clínico. Desta forma, o projeto será inserido num contexto de aprendizado clínico aos discentes da Faculdade de Odontologia regularmente matriculados no oitavo e nono período. Além disto, o atendimento clínico deverá atender e acolher uma grande demanda da população de Alfenas e região com distúrbios oclusais e desgastes dentais, em um cenário de prática essencial para contribuir com a redução da lista de espera de pacientes nas clínicas da Faculdade de Odontologia, em especial nas clínicas Integrada II e III e disciplinas correlatas contribuindo, desta forma, para maior resolutividade dos casos clínicos e os anseios dos pacientes que procuram a faculdade.

Objetivos
- Promover uma reciclagem e uma constante discussão quanto aos conteúdos abordados no projeto em consonância com o aprendizado nos períodos anteriores do curso. Aprimorar a prática clínica e laboratorial em procedimentos relacionados ao tratamento restaurador, protético e os conceitos de oclusão e DTM. - Estabelecer um cenário de pesquisa clínica em Odontologia com o acompanhamento dos casos clínicos executados no projeto ao longo dos anos. - Proporcionar mais um cenário de prática clínica aos discentes participantes com o atendimento clínico de pacientes de Alfenas e região. - Contribuir e oportunizar o atendimento aos pacientes que se encontram na fila de espera nas clínicas integradas II e III do Curso de Odontologia e desta forma diminuir a angústia destes pacientes pelo tratamento odontológico.

Justificativa
Proporcionar aos discentes de Odontologia participantes do projeto mais um cenário de atendimento clínico desenvolvendo um atendimento clínico integrado nas áreas de Oclusão, DTM, Dentística Restauradora e Prótese Dentária. Desta forma, os acadêmicos sob a supervisão dos docentes envolvidos no projeto poderão desenvolver mais uma alternativa de tratamento odontológico para os pacientes que se encontram na fila de espera por tratamento nas clínicas integradas II e III e disciplinas correlatas.

Beneficiário
Beneficiará os pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), as equipes executoras do projeto (coordenadores e professores envolvidos), acadêmicos do oitavo e nono período de Odontologia da UNIFAL/MG.