CEFAL - CENTRO DE FARMACOVIGILÂNCIA DA UNIFAL-MG

Apresentação
Atuando em farmacovigilância desde 2009, é atualmente o único Centro de Farmacovigilância em MG. Oferece o serviço de recebimento, avaliação e envio de reações adversas a medicamentos (RAMs) de forma gratuita à população e profissionais de saúde; cumpre também sua missão como centro de capacitação, promovendo palestras aos acadêmicos da área de saúde, divulgando boletins e alertas em seu sitio eletrônico. Além da extensão, envolve projetos de pesquisa. Os acadêmicos envolvidos são capacitados para ações em farmacovigilância como: interação com pacientes e profissionais de saúde através da notificação, interação com as indústrias farmacêuticas e a ANVISA no envio das notificações, estudo dos mecanismos de desenvolvimento das RAMs. Além disso, contribui com a segurança dos medicamentos comercializados, atuando no recebimento de queixas técnicas e desvios de qualidades, encaminhando à ANVISA. Desde 2009 foram publicados 12 artigos científicos.

Objetivos
Ser um centro de referência para notificação de eventos adversos para a população, acadêmicos e profissionais de saúde na região. Promover capacitação em farmacovigilância para acadêmicos, profissionais de saúde e docentes. Estimular o Uso Racional de Medicamentos através de campanhas e nos serviços oferecidos na Farmácia Universitária. Estimular pesquisas acadêmicas sobre a Utilização de Medicamentos e Farmacovigilância. Ser referência sobre informações sobre medicamentos para profissionais de saúde, acadêmicos e população em geral.

Justificativa
Diante do grande número de eventos adversos frente ao uso de medicamentos já comercializados e produtos sem qualidade no mercado, somado a importância de gerar profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho com conhecimento científico, o CEFAL tem um papel importante, pois pode, trazer sua contribuição ao ensino farmacêutico e também às demais profissões da área da saúde, oferecendo um serviço de interesse público na área de farmacovigilância. A farmacovigilância é de fundamental importância na promoção do uso racional de medicamentos, reduzindo assim as taxas de mortalidade através da detecção precoce dos problemas de segurança relacionados ao uso dos medicamentos. É necessário, portanto, uma monitorização contínua dos medicamentos comercializados, pois quanto mais eficiente for o Sistema de Farmacovigilância e de Notificações, mais rápidas serão as decisões regulatórias que determinam uma melhor utilização do arsenal farmacológico disponível ou liberação de novos medicamentos. Desta forma, o CEFAL tem a importância de oferecer um serviço descentralizado de recebimento de notificação para contribuir a nível nacional na identificação precoce eventos adversos a medicamentos, para monitorar e realizar intervenções oportunas para proteger as populações de danos. Além disso, inovar com projetos de iniciação científica e extensão que possam trabalhar os problemas detectados no decorrer das atividades do CEFAL. Atualmente estimular a participação de acadêmicos de outros cursos da área de saúde além do curso de farmácia, como: Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Medicina. Além disso, busca ampliar a atuação através de parcerias com estágios, outros projetos e também programas.

Beneficiário
Acadêmicos da área de saúde em atividades de extensão, pesquisa e ensino. Beneficia a sociedade com informação, contribuindo para a segurança dos medicamentos comercializados. Os profissionais de saúde encontram no CEFAL o referencial teórico para auxílio na tomada de decisões