INCUBAÇÃO E AGRICULTURA FAMILIAR E ORGÂNICA

Apresentação
Este projeto se encontra vinculado à ITCP/UNIFAL - MG. Assim, propõe-se a incubação de dois grupos de mulheres produtoras de café, e um grupo de jovens, também produtores de café, bem como o apoio a consolidação de uma rede de consumo consciente de produtos agroecológicos. O primeiro grupo de mulheres é a AMECAFÉ, formada por mulheres ligadas à produção de café (cafeicultoras e assalariadas não-proprietárias da produção), da região de indicação de origem da Mantiqueira de Minas, nos municípios de São Gonçalo do Sapucaí , distrito dos Ferreiras, Santana Rita do Sapucaí , Cambuquira,Lambari, Jesuânia, Pedralva, Heliodora, Baependi,Conceição do Rio Verde e Cristina. O outro grupo é constituído por mulheres produtoras de café, cooperadas e não-cooperadas da COOCAMINAS, Cooperativa de agricultores familiares de Poço Fundo e Região. E o terceiro grupo é formado pelos jovens da COOPFAM.

Objetivos
- Incubar um grupo de Jovens, produtoras e produtores de Café, vinculadas à COOPFAM - Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo - MG, no sentido de contribuir para a consolidação do grupo, por meio da economia solidária e o combate ao êxodo rural. - Incubar mulheres produtoras de café, dos grupos COOCAMINAS e AMECAFÉ, no sentido de contribuir para a consolidação do grupo, por meio da economia solidária e da discussão de gênero. - Auxiliar no desenvolvimento de uma Rede de Consumo Consciente, por meio da entrega de cestas de produtos orgânicos da COOPERAES - Cooperativa Agrícola da Rede de Agroecologia e Economia Solidária, no campus de Varginha.

Justificativa
A ITCP/UNIFAL – MG vem desenvolvendo suas atividades com relevante participação dos grupos incubados. Através da relação dialógica que se mantém entre a Incubadora e os grupos beneficiários, ou seja, relação de trocas de conhecimentos e saberes, se constrói a base para o desenvolvimento das atividades propostas, que vão de encontro às demandas dos grupos.

Beneficiário
Mulheres da AMECAFÉ e da COOCAMINAS, Jovens da COOPFAM, e consumidores e produtores de produtos agroecológicos de Varginha e Região.