SAÚDE DE QUALIDADE

Apresentação
O programa Saúde de Qualidade tem como proposta desenvolver ações de qualificação profissional, bem como de criação e divulgação de conteúdo em saúde para o público em geral, no sentido de contribuir para a conquista de um elevado nível de saúde.

Objetivos
- realizar ações de qualificação e atualização direcionadas aos enfermeiros de Alfenas e região, atuantes no nível da atenção primária a saúde - realizar ações de qualificação e atualização direcionadas aos técnicos de enfermagem atuantes no nível da atenção primária em saúde da cidade de Alfenas; - produzir e divulgar informações em saúde a serem publicadas no portal da UNIFAL-MG, bem como nas páginas do projeto e da Escola de Enfermagem em redes sociais; - realizar ações de educação em saúde conforme a demanda recebida pela Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG.

Justificativa
A saúde envolve o bem estar físico, mental e social, e é a base para qualidade de vida das pessoas.. Vários fatores intervem no seu alcance como infraestrutura, educação, segurança, transporte, lazer, acesso à serviços e bens de consumo, acesso à informação e acesso aos serviços de saúde. Destaca-se neste contexto social a educação e o acesso a informação correta e de qualidade para subsidiar a autonomia dos sujeitos em busca de comportamentos e estilos de vida saudáveis. Com o desenvolvimento da internet e o advento das redes sociais, informações sobre os mais diversos temas são veiculados diariamente, muitas delas sobre a saúde e muitas sem nenhum embasamento científico. Impactos negativos dessa disseminação de informação sem qualidade tem se refletido na saúde coletiva, como a expansão do movimento anti vacina e formas de alimentação pouco saudáveis. O acesso aos serviços de saúde no Brasil tem como principal porta a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e as Equipes de Atenção Básica (EAB), as quais são compostas minimamente por uma equipe multiprofissional com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que se integrando, coordenam o cuidado e atendem as necessidades de saúde das pessoas do seu território de abrangência. O aumento progressivo de cobertura populacional por esse serviço foi acompanhado de melhorias na estrutura física dos serviços e da qualificação dos profissionais e dos gestores desse nível assistencial. Contudo, verifica-se que a alta rotatividade de profissionais de saúde, o que configura uma necessidade constante de educação permanente e apoio técnico a gestão dos processos de trabalho neste nível assistencial. Dentre os membros da equipe multiprofissional da ESF e EAB, destaca-se o papel da enfermagem na linha de frente do planejamento e realização das ações tanto assistenciais, como gerenciais. Neste contexto dinâmico em relação as demandas de saúde, a Escola de Enfermagem tem sido cada vez mais solicitada a colaborar com as instâncias gestoras dos sistemas municipais e regionais de saúde, na qualificação da força de trabalho deste setor, bem como na veiculação de informações e na realização de ações de educação em saúde com a população. Desta forma se justifica a proposta deste programa.

Beneficiário
Os beneficiários do programa serão os enfermeiros de Alfenas e região, os técnicos de Enfermagem das ESF e EAB do município de Alfenas, os leitores das noticias da pagina da UNIFAL-MG e os seguidores das redes sociais.