FISIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

Apresentação
A ação “Fisiologia para o ensino médio” visa aperfeiçoar, aprofundar e adquirir novos conhecimentos sobre neurofisiologia, fisiologia cardiovascular, respiratória, renal, gastrointestinal, endócrina e reprodutora por meio de exposições e aulas para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira. Os executores da ação assistirão aulas teóricas sobre os temas de Fisiologia ministradas pela Liga de Fisiologia e terão um tempo de estudo para cada tema. Em seguida, se reunirão para a confecção de materiais didáticos e práticos para as exposições e aulas na escola para cada tema que será abordado. Todos os trabalhos desta ação, contará com o apoio da Liga de Fisiologia, a qual eu sou coordenadora. Os participantes da ação e a equipe executora serão compostos pelos membros da Liga de Fisiologia como segue em anexo "Membros da Liga Acadêmica de Fisiologia".

Objetivos
• Difundir o conhecimento de neurofisiologia, fisiologia cardiovascular, respiratória, renal, gastrointestinal, endócrina e reprodutora por meio de exposições/aulas para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira entre; • Proporcionar aos alunos da Unifal-MG envolvidos na ação conhecimento e estudo dos temas de fisiologia propostos; • Aprimorar a didática dos alunos da Unifal-MG envolvidos na ação; • Criar e desenvolver materiais para as aulas/exposições a nível de ensino médio; • Possibilitar o contato e troca de experiências entre alunos do ensino médio e alunos da Unifal-MG de graduação e pós-graduação, uma vez que a Liga de Fisiologia é composta também por pós-graduandos.

Justificativa
O entendimento do funcionamento dos sistemas do corpo humano, ou seja, a compreensão da Fisiologia Humana, é muito complexa. Sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento de várias metodologias de ensino (maquetes, cartazes, desenhos, circuitos por ex., neuronais, etc) e “artifícios” que podem ser usados para o entendimento a nível de ensino médio. Reforço ainda, que a Fisiologia é uma disciplina que compõe todos os cursos da área de saúde e biológicas, sendo relevante um conhecimento prévio à graduação.

Beneficiário
Alunos da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira. Ressalto aqui, que os alunos da Unifal-MG também se beneficiarão da ação pois irão adquirir habilidades didáticas e terão o contato com alunos de ensino médio da escola estadual.