1º CURSO DE BIOCONSTRUÇÕES DA UNIFAL - MG

Apresentação
A intensificação na utilização dos recursos naturais tem afetado o meio ambiente de forma irreversível, já que a busca por novas tecnologias e geração de lucros para grandes empresas está longe de acabar. Quando se fala em sustentabilidade, é fato que a construção civil é uma das atividades que mais consome energia e recursos no mundo. Diante dessa realidade, muitas pessoas estão investindo em construções ecológicas. Essa é uma forma de reduzir custos, ajudar a população de baixa renda e ainda mais o meio ambiente. Estas técnicas podem ser utilizadas para composição de espaços multiusos e multifuncionais ou ainda de infraestruturas específicas ou parte delas, que minimizem os impactos ambientais e forneçam conforto ambiental.

Objetivos
Como objetivos específicos deste curso, podem ser destacados: i. Caracterizar o conceito e aplicabilidade da bioconstrução nos dias atuais, bem como suas vantagens ambientais. ii. Demonstrar a aplicação delas na sociedade; iii. Demonstrar a finalidade da aplicação; iv. Apresentar um ou mais processos de construção aplicada; v. Exemplificar outras soluções ecológicas para as demandas individuais e coletivas.

Justificativa
Nos dias atuais, poucos projetos arquitetônicos pensam nos impactos socioambientais da construção civil, e num contexto onde os recursos naturais chegam a uma "insuficiência anunciada", ressurgem as demandas para a implantação de tecnologias limpas e sustentáveis, visando a redução dos impactos ambientais e a melhoria da qualidade de vida da população. A adoção de técnicas e estratégias como as construções ecológicas ou bioconstrução consiste na observação do fluxo dos sistemas naturais no próprio ambiente, podendo ser uma maneira adequada de se viver dentro dos limites ecológicos e ao mesmo tempo contribuindo para redução de impactos ambientais.

Beneficiário
Toda comunidade universitária, bem como a sociedade envolvida no regate de práticas sustentáveis aplicada a melhoria da qualidade de vida e gestão da utilização racional dos recursos naturais.