MAIS CULTURA NO CAMPUS VARGINHA

Apresentação
Integrando as ações do Programa Mais Cultura na UNIFAL-MG, o projeto Mais Cultura no Campus Varginha busca atuar na pesquisa, mapeamento e produção de ações culturais, utilizando o campus Varginha como palco prioritário, além de outros espaços disponíveis na cidade, e tendo como público alvo tanto o interno quanto externo. A ideia é mapear ações culturais de autoria da comunidade universitária e da região e organizar a apresentação das mesmas nos locais e formatos mais adequados à fruição pela comunidade. Cabe ressaltar que a integração dos projetos de Varginha, Poços de Caldas e Alfenas, proporcionará o compartilhamento de atrações, o que certamente tornará mais rica e diversa a programação apresentada.

Objetivos
Da mesma forma que o objetivo geral, os objetivos específicos naturalmente apresentam convergência entre o Programa e os projetos componentes, guardando algumas especificidades para cada local de desenvolvimento da proposta. Pode-se destacar os seguintes: Mapear bens culturais de natureza diversa, disponíveis na cidade de varginha e neste campus da Unifal-MG; Oferecer uma programação cultural diversificada para os universitários da UNIFAL-MG – campus Varginha - Incluir atividades culturais nos eventos acadêmicos realizados na UNIFAL-MG – campus Varginha; - Promover a interação da Universidade com a comunidade local por meio de atividades culturais; - Contribuir para formação cultural dos universitários através de oficinas temáticas nas áreas de música e artes cênicas; - Potencializar os grupos culturais e projetos de extensão existentes na Universidade, intensificando sua relação com a sociedade; - Propiciar o trabalho em equipe e cooperativismo entre os universitários da UNIFAL-MG; - Despertar no indivíduo o interesse pela música e teatro, favorecendo assim o surgimento de novos artistas; Fortalecer a ideia da sustentabilidade e economicidade no desenvolvimento das ações da Universidade. Enfim, organizar momentos de fruição dos bens culturais mapeados, tanto no ambiente da UNIFAL-MG, atraindo o público externo, como em outros espaços da cidade, levando a marca da UNIFAL-MG para outros ambientes.

Justificativa
A execução da proposta se justifica por diversos motivos. Destacam-se o enriquecimento cultural e humanístico dos participantes o potencial bem-estar gerado pela apreciação da arte de forma geral e, ainda, a divulgação da UNIFAL-MG para um público ampliado. Parte do processo de produção envolve a pesquisa sobre as manifestações, de forma a contextualizá-las no momento de ofertá-las ao público. Dessa forma, o projeto se propõe ir além da simples apresentação de diferentes manifestações, propondo o diálogo do público receptor com os artistas produtores, de forma a carregar de significados o que, por natureza, já é carregado de beleza. Por outro lado, a oferta regular de momentos de lazer e apreciação cultural certamente contribuirá para o alívio do estresse comum à vida acadêmica por tratar-se de momentos de natureza distinta da rotina dos cursos. Nessa mesma linha, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), estabelece que a cultura é uma das formas de atender aos objetivos propostos pelo programa em “democratizar condições de permanência na educação superior”, “minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais”, “reduzir as taxas de retenção e evasão” e de “contribuir para a promoção da inclusão social pela educação”. Acredita-se que ações desse tipo também tem o potencial de aumentar a ideia de pertencimento a uma comunidade, o que aumenta a sensação de bem-estar. Da mesma forma, a ação carrega grande potencial integrador com a comunidade externa, seja nas ações realizadas no campus ou em outros espaços da cidade. Trata-se de uma forma de divulgação efetiva e eficiente, já que as experiências deixam marcas mais profundas que a leitura de textos ou manchetes de jornal. É uma forma da comunidade aumentar a percepção de que a Universidade a pertence, e que cabe a ela defendê-la como caminho viável para a educação de qualidade de seus jovens. Assim, o projeto atende fortemente à necessidade específica do campus Varginha de intensificar sua divulgação, aumentando a atratividade para os cursos oferecidos, o que também leva a melhoras nos números de evasão e retenção ora verificados.

Beneficiário
O Projeto tem os mesmos beneficiários que o Programa: "discentes da UNIFAL-MG, estudantes do nível fundamental e médio, artistas profissionais e amadores, entre outros. Indiretamente, dado o efeito multiplicador, as ações impactarão toda a rede de convivência dos participantes".