DIÁLOGOS NA PROMOÇÃO DE SAÚDE

Apresentação
Este projeto visa desenvolver, no ambiente do presídio de Alfenas, ações de educação em saúde e Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Ambas as ações são desenvolvidas em formato de roda ou círculo para favorecer o diálogo e troca de saberes e experiências entre os participantes. As ações de educação em saúde envolvem temas relacionados a higiene corporal e oral, Infecções Sexualmente transmissíveis (IST), doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, entre outros tópicos de interesse dos detentos. O aspecto em destaque será a promoção da saúde, definida como ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida. Por isso, caracterizam-se fundamentalmente por uma composição intersetorial e, intra setorialmente, pelas ações de ampliação da consciência sanitária – direitos e deveres da cidadania, educação para a saúde, estilos de vida e aspectos comportamentais, entre outros (Buss, 2010)

Objetivos
-Levar instruções e conhecimentos científicos sobre saúde, ocupando-se de métodos pedagógicos para transformar comportamentos, prevenir doenças e promover a saúde dos participantes. - Propiciar espaço de troca de experiências, contribuir para a valorização das histórias de vida dos participantes, o resgate da identidade, a restauração da autoestima e da confiança em si, a ampliação da visão dos problemas e possibilidades de resolução a partir das competências dos próprios indivíduos e comunidade.

Justificativa
Diante do exposto e da necessidade de ações voltadas à saúde física e mental é que este projeto se faz necessário. Do ponto de vista social e de saúde é relevante uma vez que são ações voltadas a prevenção e promoção da saúde em população carcerária, grupo vulnerável e de risco a diversas doenças devido ao ambiente insalubre e condições precárias de funcionamento. Sua relevância também se dá em relação ao oferecimento de apoio emocional aos encarcerados para mudança de atitudes sociais. Destaca-se ainda a contribuição para o campo das políticas públicas de assistência à saúde no sistema penitenciário no que diz respeito ao cuidado interdisciplinar aos encarcerados que vivenciam a experiência da exclusão social.

Beneficiário
População encarcerada do presídio de Alfenas.