RODA DE TERAPIA COMUNITÁRIA

Apresentação
Este projeto visa desenvolver, na escola municipal Profa Tereza Paulino da Costa, tanto para professores, quanto para familiares dos alunos da escola, rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI). As rodas tem o objetivo de propiciar espaço de troca de experiências e contribuir para a possibilidade de construção e transformação do ambiente escolar a partir da valorização das competências individual e coletiva e do fortalecimento da rede de relações entre indivíduos, escola e comunidade.

Objetivos
Propiciar espaço de troca de experiências, contribuir para a valorização das histórias de vida dos participantes, o resgate da identidade, a restauração da autoestima e da confiança em si e possibilidades de resolução de problemas a partir das competências dos próprios indivíduos e comunidade.

Justificativa
Diante do exposto e da necessidade de ações voltadas à promoção da saúde do professor, que este projeto se faz necessário. É relevante uma vez que os professores fazem parte de um grupo vulnerável ao adoecimento devido ao ambiente insalubre no qual está exposto. O projeto pretende dar voz e oportunizar a participação dos professores em discussões a respeito do sistema de trabalho. Sua relevância também se dá em relação ao oferecimento de apoio emocional e estímulo à construção e ampliação de rede social de apoio para mudança de atitudes e transformação do ambiente escolar. Destaca-se ainda a contribuição para o campo das políticas públicas em educação a enfocar a necessidade de adoção de estratégias para o enfrentamento coletivo de tudo aquilo que envolve ser professor no Brasil nos dias atuais.

Beneficiário
Professores e pais de alunos da Escola Municipal Profa Tereza Paulino da Costa.