DEBATENDO "A ORIGEM DAS ESPÉCIES"

Apresentação
O livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, publicado em 1859, é, sem sombra de dúvida, o livro mais importante para as Ciências Biológicas, sendo ainda uma das obras da literatura mundial mais influentes e que tiveram um enorme impacto fora de sua área de especialidade, da Filosofia à Religião, das Ciências Sociais à Economia, da Medicina à Geologia. Sua publicação influenciou influenciou nossa maneira de pensar, mudou a percepção de nosso lugar no mundo e gerou acalorados debates que perduram até hoje. Este projeto tem por finalidade debater esta obra por meio de transmissões ao vivo quinzenais, com a discussão de um capítulo do livro por transmissão e espaço para questionamentos e debates com os espectadores.

Objetivos
- Debater conceitos básicos da teoria evolutiva; - Discutir a obra e suas ideias em seu contexto histórico; - Conversar sobre aspectos da biografia de Charles Darwin; - Debater as implicações das ideias do livro sobre outros campos do conhecimento e da vida humana; - Esclarecer dúvidas sobre aspectos da teoria evolutiva e do livro; - Conversar sobre equívocos e erros de interpretação e compreensão do livro e de suas ideias.

Justificativa
O principal aspecto da realidade que justifica esta ação reside no desconhecimento ou má interpretação do livro e de suas ideias, não só pela sociedade em geral, mas pelos estudantes e profissionais das Ciências Biológicas também. Além disto, na presente situação de pandemia do novo coronavírus e da suspensão da realização de atividades acadêmicas de muitas Universidades, acreditamos que seja uma oportunidade de manter contato com os alunos por meio da discussão de um assunto relacionado às Ciências Biológicas, e do interesse de muitos, e de oferecer uma oportunidade de atividade não acadêmica, mas com vínculos acadêmicos.

Beneficiário
Estudantes e profissionais de Ciências Biológicas, bem como quaisquer interessados no tema e no livro.