MENTORIA PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Apresentação
Seguindo o disposto na Resolução CEPE nº 032/2019, o projeto "tem como objetivo geral desenvolver ações preventivas e de suporte em um ambiente humanizado, a fim de compreender, conhecer e acompanhar a vida do acadêmico". Isto se dará por meio de encontros virtuais regulares (quinzenais ou semanais) entre o mentor e seu grupo de discentes, onde, além de debatermos os temas usuais de estresse acadêmico e emocional, futuro profissional e carreira, debateremos ainda estratégias de enfrentamento de problemas advindos da situação de pandemia do novo coronavírus.

Objetivos
Seguindo o disposto na Resolução CEPE nº 032/2019, o projeto "tem como objetivos específicos: I - acolher o discente que se insere na Universidade, um ambiente novo com exigências de novas posturas e responsabilidades; II- oferecer suporte ao discente para o enfrentamento da formação acadêmica e da profissão com menos angústia e adoecimento; III- promover discussões e reflexões sobre temas de interesse dos discentes, a fim de auxiliá-los a desenvolver competências para o enfrentamento de dificuldades pessoais, acadêmicas e profissionais; IV- encaminhar discentes em sofrimento psíquico para acompanhamento e/ou tratamento com profissionais especializados; e V- auxiliar, por meio do acompanhamento dos discentes, na diminuição da evasão e da retenção". A estes objetivos, adicionamos ainda: VI - oferecer suporte ao discente para o enfrentamento da situação de isolamento social e de suspensão do calendário acadêmico.

Justificativa
É já sabido que os alunos dos cursos de graduação enfrentam inúmeras dificuldades e desafios, além de possuírem diversas dúvidas e angústias quanto ao futuro profissional. Esta situação encontra-se atualmente agravada pela atual pandemia do novo coronavírus, que nos obrigou ao distanciamento social, além de ter interrompido as aulas de graduação e o convívio dos alunos com toda a comunidade acadêmica, muitos estando inclusive longe da casa de seus pais. Assim, além de auxiliar no enfrentamento das questões que usualmente afligem os discentes, o projeto justifica-se ainda por auxiliá-los também no enfrentamento de diversas angústias e desafios impostos pela atual pandemia, e que já tem sido relatados, como solidão, medo, ansiedade, depressão, saudades de casa e do convívio acadêmico, falta de exercícios, problemas de sono, falta de concentração, tédio, etc.

Beneficiário
Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas