USO DE PLANILHA ELETRÔNICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS

Apresentação
O presente curso pretende capacitar membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Institutos Federais, Universidades da Região Sul de Minas e profissionais interessados para o uso de funções e ferramentas avançadas de planilhas eletrônicas tanto na resolução de problemas abordados em disciplinas (para alunos em formação) quanto para problemas práticos na área de atividade dos participantes. Na etapa final da capacitação, o público alvo deverá elaborar material didático e estar apto a atuar como disseminador do uso dessas ferramentas para os demais membros da comunidade.

Objetivos
- Introduzir o público alvo nos aspectos funcionais das ferramentas e algoritmos de cálculos de planilhas eletrônicas; - Apresentar e capacitar o público alvo no uso de ferramentas avançadas das planilhas eletrônicas aplicados a resolução de problemas repetitivos ou que exijam cálculos matemáticos mais complexos; - Realizar atividades práticas que consistem na aplicação efetiva das ferramentas descritas nas situações abordadas no dia a dia dos participantes; - Fornecer subsídios para que o grupo de participantes elabore material didático (apostilas, vídeos) voltado ao uso das ferramentas avançadas e que poderão ser utilizados posteriormente para capacitação de outras pessoas.

Justificativa
Na esteira do desenvolvimento tecnológico tem sido criadas e/ou aperfeiçoadas ferramentas computacionais voltadas à solução dos mais variados tipos de problemas matemáticos. Devido a objetividade e flexibilidade destas ferramentas, que ampliam o horizonte das possibilidades da solução de problemas práticos, o domínio em seu uso tem sido cada vez mais demandado pelos discentes em seus cursos, bem como pelo mercado de trabalho em suas diversas faces de atuação. Nas diversas disciplinas ministradas nas Universidades públicas como um todo, e em particular no ICT, as grades curriculares e métodos pedagógicos ocupam-se, na maior parte do tempo, muito mais com aspectos excessivamente teóricos envolvidos na solução de problemas matemáticos do que com a aplicação de ferramentas atuais e objetivas para tal. Este método tradicionalista de ensino, que não acompanha as mínimas mudanças tecnológicas e geracionais, tem levado ao distanciamento do tipo de desafio que será enfrentado futuramente pelos discentes do instituto bem como a desmotivação pela falta de associação entre aspectos teóricos e práticos do ensino ministrado. O resultado deste conjunto de inações frente às mudanças por parte da Universidade tem levado a uma diminuição na procura de cursos tecnológicos, haja vista a diminuição da procura por cursos nas áreas científicas e tecnológicas nas Universidades públicas. Efeito similar pode ser verificado na elevada evasão neste tipo de curso. Como forma de reduzir estes efeitos negativos, as novas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia encorajam a capacitação discente no uso de ferramentas computacionais como forma de atender às atuais demandas tecnológicas bem como de motivar os discentes dos cursos de engenharia. Diante deste contexto, o presente curso é visto como um primeiro passo na modificação da situação descrita, voltado ao uso de uma única, das muitas ferramentas disponíveis. Esta foi escolhida por sua grande versatilidade, que permite sua aplicação em diversas áreas acadêmicas e profissionais; pela possibilidade de trabalhar com grandes volumes de dados de maneira rápida e prática e pela ampla disponibilidade e relativo baixo custo.

Beneficiário
Profissionais e discentes de instituições superiores de ensino.