O INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL: DISCUTINDO A (DES) VALORIZAÇÃO DOS PATRIMÔNIOS E DA CIÊNCIA

Apresentação
O Centro Acadêmico Henrietta Lacks dos cursos de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG, em parceria com o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG, organizará um evento sobre a conscientização da valorização dos museus e dos patrimônios nos dias 27 e 28 de novembro de 2018. Esse evento propiciará um espaço de debates sobre questões relativas a museus, patrimônios, memórias, e os desafios vivenciados na contemporaneidade para manutenção e conservação destes. Tendo em vista o descaso com os museus e os patrimônios culturais e científicos no nosso país, reconhecemos que um evento desta natureza é de extrema importância para a sociedade como um todo e para a formação dos discentes da UNIFAL-MG.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O evento aqui proposto é uma iniciativa do Centro Acadêmico Henrietta Lacks e será organizado juntamente com o Museu de Memória e Patrimônio e com professores/as dos cursos de Ciências Biológicas. Tem como propósito criar debates e diálogos, além de conscientizar sobre a (des)valorização dos museus e patrimônios culturais e científicos do nosso país, tomando como exemplo o incêndio ocorrido no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro/RJ. Diante da atual situação de descaso com os museus, coleções e patrimônios do Brasil, sentimos a necessidade de conscientizar a comunidade acadêmica e a externa com relação à importância e valorização dos mesmos para uma formação social, política, cultural e científica. O papel e a importância dos museus e patrimônios para a nossa formação científica, política, social, cultural e artística é pouco discutida e valorizada em nossa sociedade e nos espaços educacionais. Além disso, nossa iniciativa intenta propiciar um espaço e um momento de sensibilização e conscientização acerca do acidente com um dos maiores e mais antigos acervos histórico e científico do Brasil.

Beneficiário
Docentes, discentes e demais funcionários da UNIFAL-MG; profissionais de museus, coleções e patrimônios; e moradores de Alfenas e Região.