CULTURA DE CÉLULAS E COMPOSTOS BIOATIVOS: TREINAMENTO E METODOLOGIAS

Apresentação
A cultura de células é o processo no qual as células são removidas do tecido animal ou humano e continuam a manter os parâmetros de crescimento e nutrientes necessários, em condições ambientais controladas, isto é, in vitro. Este processo possibilita que as células, se tornem independentes assim como microrganismos, capazes de realizar divisão celular e aumentar sua população, e este processo ocorre até a limitação dos nutrientes, ou de outras condições de crescimento. Ainda é possível avaliar efeitos de determinadas substâncias como metabólitos, hormônios, produtos químicos, drogas em geral e compostos bioativos provenientes de extratos vegetais em relação ao potencial citotóxico e mutagênico, em tipos celulares específicos (BUTLER, 2005). O controle do ambiente, a homogeneidade da amostra e as questões que envolvem a bioética quando comparada ao uso de animais em experimentos, são as principais vantagens o uso de cultura de células como modelo experimental (ALVES; GUIMARÃES, 2010).

Objetivos
1) Treinar procedimentos de manutenção e biossegurança no laboratório, 2) Capacitar em técnicas de análises toxicológicas e de estresse oxidativo in vitro, 3) Realizar treinamento para execução de novos protocolos e metodologias envolvendo cultura de células (cancerosas e normais) e Plasmodium falciparum, 4) Capacitar para tabulação e análise dos resultados obtidos.

Justificativa
As atividades de pesquisa e extensão, pretendidas no presente projeto, envolvendo os alunos de graduação e pós-graduação da área da saúde, justifica-se pela importância do treinamento com cultura de células como ferramenta para avaliação de compostos de interesse para a saúde humana. Isto evidencia a importância do incentivo de novas habilidades técnicas com o intuito de ampliar o leque de conhecimento e possibilidades profissionais no futuro. Desta forma, fica clara a importância do treinamento dos participantes no desenvolvimento e aprimoramento de técnicas in vitro, análise de dados, atividades em equipe, visando expandir novos conhecimentos e possibilidades de atuação do profissional de saúde, perfazendo também a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Beneficiário
Alunos de graduação e pós-graduação.