RENASCER: ORIENTAÇÕES AOS FAMILIARES E PACIENTES PORTADORES DE SEQUELAS NEUROLÓGICAS

Apresentação
A reabilitação visa, tanto quanto possível, o retorno à vida normal, física e psicológica. É um processo dinâmico e criativo que requer uma equipe de profissionais trabalhando junto à pessoa com sequelas neurológicas e a família. Procura enfatizar as capacidades remanescentes, ajudar a desenvolvê-las e determinar novas metas. A atividade é desenvolvida por alunos do curso de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, o que os torna responsáveis pelo Plano de Assistência e Reabilitação junto aos cuidadores, no domicílio, e fazendo encaminhamentos a profissionais especializados quando necessários. O Projeto Renascer é uma atividade Extensionista que vem sendo desenvolvida desde 1998. Os acadêmicos motivados vêm desenvolvendo Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica. Foram apresentados trabalhos em eventos científicos e publicados artigos em periódicos, com qualis CAPES, reforçando o compromisso da articulação ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos
* Estimular para o desenvolvimento do autocuidado, tanto com o cuidador como com a pessoa com sequelas neurológicas, buscando maior independência para as atividades de vida diária; * Desenvolver no profissional em formação a prática do atendimento holístico para além do conhecimento técnico e científico; * Inserir o aluno no cenário profissional aonde se desenvolve o processo de trabalho, abrindo as portas da universidade para o serviço de saúde e a família em seu domicílio.

Justificativa
Em face ao Programa de Saúde da Família (PSF) o atendimento domiciliar coloca os profissionais de saúde mais próximo ao cliente e a seus familiares buscando atender ao modelo assistencial clínico-epidemiológico cujo foco de atenção para o cuidado integralizado é o usuário dos serviços de saúde. Para tanto, o Projeto Renascer busca a sensibilização, a mobilização da família a participarem na resolução dos problemas e das dificuldades encontradas e em aprender a prestar os cuidados necessários de maneira continua a essa clientela. No período de Pandemia, os contatos com os pacientes e familiares estão sendo realizados por vídeos, WhatsApp, ligações telefónicas. E feitos contatos com a ESF para encaminhamentos. São oferecidas Cartilhas para orientações de cuidados com a pessoa com sequelas neurológicas e são elaborados Planos Individuais Alimentar, de Atividades de Fisioterapia e Cuidados Gerais para o desenvolvimento do autocuidado.

Beneficiário
A clientela atendida é composta por familiares e pessoas com sequelas neurológicas após a alta hospitalar, atendidas pelo SUS, no Hospital Geral de Alfenas-MG, conveniado à IFES e parceira no Projeto, e que sejam residentes nesta cidade, para facilitar a continuidade do atendimento no domicílio.